História, perguntado por mariaeduarda871, 1 ano atrás

Texto de opinião de artigo sobre o filme as sombras de Goya

Soluções para a tarefa

Respondido por Karynnebatista
4

Em 1792, como cenário a Inquisição, Inés, filha de um mercador, foi denunciada ao Santo Ofício por praticar atos judaicos. Lá, foi torturada das piores maneiras mas sempre negava as acusações. No final das contas ficou presa por 15 anos.

Frei Lorenzo, que deu a ideia do retorno da Inquisição, acompanhou de perto o caso de Inés, devido à quantidade de dinheiro oferecido pela sua família.

No filme, temos ainda mais um personagem importante: Goya. Bom, ele não é tão importante, mas sempre está presente. Ele foi um pintor que no decorrer do filme fica surdo. Pintou Inés antes de ser presa, aos dezesseis anos. Goya retratava em seus quadros tudo o que via.

Podemos perceber referências ao barroco em suas pinturas. O bem e o mal, os pontos de luz e escuridão. O próprio artista possuía um conflito interno do pecador querendo o perdão de Deus, isso era claro em suas pinturas.

Outra referência ao barroco que pude perceber no decorrer do filme foi a iluminação. Quando a Inquisição era o poder principal, pude perceber as cores mais escuras, as trevas, quando a mesma foi quebrada o filme ficou mais iluminado, as luzes apareceram.

Sem contar também nas pinturas de Goya que mostravam santos e padres, santidades mas também mostrava mulheres seminuas, atos pecaminosos.

Particularmente, achei algumas cenas fortes demais, principalmente os últimos minutos do filme, mas isso deu um toque mais sombrio e pesado, o que o deixou muito bom.

O filme em si é muito bom, a iluminação, os figurinos, o contexto histórico estavam ótimos. Quem realmente gosta do tema vai amar.

Dou destaque na atuação de Natalie Portman na segunda metade do filme. Nunca a imaginei em um papel desses e adorei.

Recomendo para quem gosta de coisas sobre Inquisição e barroco e de boas pinturas.

Perguntas interessantes