Português, perguntado por Catharina720, 4 meses atrás

Texto de como lidar com perdas (de parentes e amigos no caso) de 18 à 30 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por anavitoriasouz74
3

Resposta:

oiii bjsss

Explicação:

É normal associar o luto ao falecimento de um ente querido. Mas o luto é, antes de tudo, uma perda que pode ser de algo, de uma situação concreta ou de uma pessoa que morre, por exemplo. "O luto é principalmente a perda de uma perspectiva da vida, que pode ser uma ideia, um sonho ou até uma fantasia imaginária", define Regina Elisabeth Lordello Coimbra, a psiquiatra e psicanalista, membro da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Tânia Alves, psiquiatra no Ambulatório do Luto do IPq do HC-FMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), explica que a literatura médica define o luto apenas para referir-se a morte de pessoas. Para as demais perdas, chamam de perdas mesmo. A reação, porém, seja por morte seja por outro objeto, é a mesma.

Luto não deve ser encarado como algo a ser resolvido; veja como superá-lo

Ela chama de objeto porque pode ser qualquer perda: de uma pessoa, um relacionamento, um emprego ou a amputação de uma parte do corpo, por exemplo. "Qualquer que seja o objeto que se ame, a perda dele provoca o mesmo tipo de reação. Seja por luto, seja por separação desse objeto. Luto é perda por morte, para outros, perda ou separação do objeto amado", define.

Natalia Novaes Pavani Soler, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, complementa que as perdas podem ser concretas, como as citadas acima, ou simbólicas, como uma doença, a perda de um papel social, vínculos, etc. "Luto está relacionado a investimento afetivo. Quanto maior o vínculo, maior o processo de luto. Não temos como mensurar sentimentos, cada um sente de uma forma, não é um processo linear", afirma.

Se não é possível mensurar a intensidade do luto ou perda de uma forma geral, é possível fazer individualmente, afirma Alves, que lida diariamente com pacientes enlutados. Ela explica que a intensidade que cada um vivencia a perda ou o luto tem uma equação: quanto mais amor, mais dor na hora que perde. Se amava muito, se dava muito valor para pessoa, se era muito importante, vai ter uma reação mais intensa.


Catharina720: Muito obrigada!!
Perguntas interessantes