Administração, perguntado por barbaraaecp, 4 meses atrás

Texto de apoio

A economia é a ciência voltado para a análise sobre como a sociedade, seja no contexto agregado (macroeconômico) ou individual (microeconômico), aloca os recursos que são escassos entre as diferentes necessidades, que são infinitas. Na área da microeconomia, existem diversas ferramentas criadas com o objetivo de identificar qual o comportamento dos agentes econômicos, sejam eles os compradores (a demanda) ou os produtores (a oferta). Entre essas ferramentas, as curvas de demanda e de oferta sinalizam, considerando tudo o mais constante, que um aumento no preço dos bens reduz a quantidade demandada, mas aumenta a quantidade ofertada. Essa relação entre demanda e oferta com os preços é chamada de lei da demanda e lei da oferta.

Elaborado pelo professor, 2022.

A partir dessa explicação, análise o gráfico abaixo:


Figura 1 – Gráfico de oferta e demanda.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2022.

O ponto A na Figura indica o chamado ponto de equilíbrio, pois nesse ponto a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada, sendo justamente essa a razão pelo qual representa um equilíbrio. Veja que nesse ponto às duas curvas se cruzam.

Sabe-se, por meio das análises microeconômicas sobre a demanda e a oferta, que existem alguns fatores que deslocam a curva de oferta e que deslocam a curva de demanda.

Considerando o equilíbrio de mercado dado pelo ponto A (Figura 1) e supondo que houve um aumento na renda da população, com tudo o mais constante (ou seja, o único fator que mudou foi a renda), responda: qual curva irá se deslocar e para qual direção? Qual será o efeito final sobre o preço e a quantidade de equilíbrio após o deslocamento da curva? Justifique a sua resposta abordando o motivo pelo qual o aumento da renda afetou o preço e a quantidade de equilíbrio.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandafs1997
20

Resposta:

A curva de DEMANDA  que se deslocou, para a direita ou seja para cima .

Devido a RENDA ser uns dos principais fatores que afetam a curva de demanda, a partir da variação da renda e do impacto que esta variação causa na quantidade demandada quando há um aumento de renda, a quantidade demandada do bem ou serviço aumenta também. A maioria dos bem são normais, pois quando a pessoa tem um aumento de renda, ela passa a demandar mais daquele bem .  

Explicação: unidade II DA DISCIPLINA , PAGINA 62

Respondido por leonardomacedo887
0

Dadas as considerações da situação hipotética sobre equilíbrio de mercado, a curva que se deslocará será a da demanda, se deslocando para a direita, a partir do aumento da renda.

Com isso, o efeito final tendente ao equilíbrio será o aumento de preços e uma quantidade maior de produtos, para estabilizar o mercado, de acordo com a Lei da Oferta e Demanda.

O que é a Lei da Oferta e Demanda?

É um princípio da economia criado por Adam Smith, que diz respeito ao mercado e o seu funcionamento, levando em conta o preço e a quantidade de produtos sendo ofertados.

Com isso, temos uma relação proporcional entre a demanda, que é a procura por produtos por parte dos consumidores, e a oferta, que é o que está disponível para aquisição, como bem retrata a Figura 1 da questão.

A oferta e a demanda são afetadas por diversas variáveis, e para uma melhor visualização da teoria, são esses fatores considerados constantes, apenas levando em conta o preço e a quantidade para verificar o que acontecerá com o mercado para se alcançar o equilíbrio econômico.

Para ver mais sobre Lei da Oferta e Demanda:

https://brainly.com.br/tarefa/46697005

https://brainly.com.br/tarefa/49009251

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes