texto de 30 linhas sobre empatia
Soluções para a tarefa
Empatia
A empatia é a capacidade de uma pessoa se colocar no lugar de outra e se esforçar para compreender como ela se sente, pensa e até mesmo as suas atitudes que às vezes podem ser contrárias ao que acredita ser coerente, mas que ainda assim precisam ser respeitadas.
Em tese trata-se de uma compreensão emocional e para os psicólogos essa é uma habilidade ou ferramenta alcançada através da inteligência emocional.
Ou seja, aquele que se compreende melhor consegue fazer o mesmo com o outro, mesmo com suas diferenças.
Com a proliferação da internet se tornou comum as comparações, críticas e outras atitudes que podem potencializar a autoestima de uma pessoa como diminuí-la -la devido a insensibilidade.
Diante desse cenário muito se fala sobre empatia e a importância de praticá-la no dia a dia consigo mesmo e com todos a sua volta sejam pessoas conhecidas ou não.
A empatia é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida e que consiste na capacidade da pessoa se colocar no lugar do outro sem julgamentos e grosserias a fim de entender como ela se sente, os seus pensamentos, opiniões, atitudes e outras escolhas que possa fazer.
Como ser uma pessoa mais empática?
(adicional, caso queira complementar o texto)
Saiba respeitar a opinião do outro;
Aprenda a reconhecer as emoções sua e dos outros;
Melhore a sua comunicação, aprenda a se expressar com empatia;
Esteja disposto a ajudar o próximo e fazer o bem;
Se atente à sua perspectiva sobre o outro, não julgue;
Experimente a vida do outro;
Resposta: Empatia é a ação do ser humano de observar e sentir o que uma pessoa está vivendo/passando. Além disso, é uma capacidade psicoĺógica que desencadeia o interesse pelo próximo e a vontade de ajudar. Ao perceber o sofrimento do outro, a empatia te proporciona pensar sobre determinada dor e, assim, dispertar os princípios morais em seu ser. Com o desenvolver da prática, você compreende melhor o comportamento alheio em diversas situações. Portanto, ser empático não é apenas se identificar com o sentimento de uma outra pessoa, é sentir-se na mesma circunstância, compreendendo problemas, dificuldades e emoções. É fundamental, também, quebrar as barreiras do egoísmo, do preconceito, e de qualquer indiferença. Com isso, conseguirá retirar o foco nos próprios problemas, e dar mais atenção às outras pessoas.
Por que a empatia e tão importante?
Assumir um comportamento mais empático também ajuda a regular as próprias emoções — é a famosa inteligência emocional. Com isso, dá para gerenciar melhor as reações e as atitudes e solucionar conflitos da melhor forma, o que ajuda a reduzir o estresse em muitas situações.
Explicação: Espero ter ajudado!