Texto de 30 linhas ou mais sobre 'UMA MATEMATICA NEGRAS DOS EUA,DOUTORA AOS 12 ANOS DE IDADE,FOI A RESPONSAVEL PELOS CALCULOS DE ORBITAS DAS CAPSULAS Gemini E Apollo, E SALVOU DA MORTE A TRIPULAÇÃO DE Apollo 13. ERA ESCONDIDAS NOS PORÕES DE NASA,PARA NIMGUEM SABER QUE UMA MULHER NEGRA LEVOU UM HOMEM A LUA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Neste dia 13 de abril faz 45 anos que o piloto do módulo de comando da missão Apollo 13, da NASA, John Swigert disse a célebre frase "Houston we've had a problem" depois que um dos tanques de oxigênio da nave em que ele e sua equipe estavam explodiu e determinou o completo fracasso da missão.
A Apollo 13 deveria ser a terceira tentativa do programa Apollo de pousar na Lua. Seu objetivo era chagar até uma área do satélite conhecida por Fra Mauro, mas uma explosão a bordo fez com que ela fosse forçada a apenas dar a volta na Lua sem pousar e retornasse imediatamente à Terra. Apesar de tudo, como todos os membros da tripulação sobreviveram, a Apollo 13 foi considerada pelo comandante James A. Lovell Jr. uma "falha bem-sucedida". A tragédia custou US$ 375 milhões à agência.
Tripulação Apollo 13
Os tripulantes da missão. Da esquerda para a direita, o comandante James Lovell Jr., o piloto do módulo de comando John Swigert e o piloto do módulo lunar Fred Haise Jr.
Catástrofe no espaço
O lançamento da Apollo 13 foi feito no dia 11 de abril. Além de Swigert, faziam parte da tripulação o comandante James A. Lovell Jr. e o piloto do Módulo Lunar Fred W. Haise Jr. Tudo corria bem durante os primeiros dois dias da missão e aquele parecia ser um dos voos mais tranquilos já feitos pelo programa Apollo.
Depois de quase dois dias de missão, um dos comunicadores de plantão na Nasa emitiu uma mensagem dizendo que a nave estava em ótima forma. Ele ainda disse algo que pode ser traduzido livremente como "estamos morrendo de tédio aqui". Foi, provavelmente, a última vez que alguém falou isso por um bom tempo no Centro de Controle da Missão.
Apollo 13
Com cerca de 55h de missão, o tanque de oxigênio número 2 explodiu, fazendo com que o tanque número 1 também falhasse. Isso aconteceu apenas 9 minutos depois que a tripulação havia terminado de gravar um programa de TV de quase 50 minutos mostrando o quão confortável era a nave em que estavam.
A mais de 320 mil km da Terra, no dia 13 de abril, Swigert, piloto do módulo de comando, emitiu uma mensagem ao centro de Controle da Missão dizendo "Houston, we've had a problem here". As luzes indicavam a perda de duas das três células de combustível, que são a principal fonte de eletricidade da nave. O painel também indicava que, além do tanque de oxigênio 2 estar vazio, o tanque 1 estava se esvaziando muito rapidamente.
Explicação:
Me marca como melhor resposta?