Geografia, perguntado por mathe7531, 10 meses atrás

texto de 10 linhas sobre principais problemas ambientais

Soluções para a tarefa

Respondido por brunasevero79
18
O Brasil enfrenta inúmeras ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e os principais problemas ambientais no Brasil são:

1. Queimadas
As queimadas podem ser determinadas como o processo de queima da vegetação e podem acontecer ou não através da ação do ser humano. Essa técnica é bastante empregada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma área e até facilitar a colheita de alguns alimentos, como a cana-de-açúcar.

As queimadas são altamente prejudiciais para o meio ambiente, porque liberam vários gases na atmosfera, entre eles o gás carbônico, que está associado à intensificação do efeito estufa.

Saiba mais sobre o que é o efeito estufa.

2. Desmatamentos

O desmatamento consiste na retirada total ou parcial da vegetação de uma área, normalmente para exploração de madeira, ampliação da área de plantações, criação de gado, construção de estradas e ampliação de cidades.

O desmatamento pode ser utilizado para o desenvolvimento da cidade e para que se construam as casas e as ruas, afinal, onde hoje cada um de nós moramos, já foi uma floresta. O problema ambiental consiste em desmatar e não replantar ou desmatar reservas fundamentais ao ecossistema.

Esse processo é pode ser prejudicial ao meio ambiente, afetando a vida do ser humano e de outros seres vivos, atualmente e a longo prazo. Entre as principais consequências do desmatamento estão as alterações climáticas, aumento das erosões, redução da fertilidade do solo, destruição de habitats e perda de biodiversidade.

O desmatamento afeta o ser humano, as cidades, a qualidade de vida. Por esse motivo é importante preservar algumas áreas, principalmente as que protegem os leitos dos rios.

3. Assoreamento

O assoreamento dos cursos de rios consiste no acúmulo de sedimentos em ambientes aquáticos, causando a obstrução do curso da água. Suas principais causas são: o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar (vegetação nas margens dos corpos d’água).

Como consequências desse processo, ocorre a redução da velocidade da correnteza e da profundidade desses locais. Junto a isso, a água se torna mais densa, dificultando a passagem de luz e, por causa disso, a realização de fotossíntese, fomentando um desequilíbrio no ecossistema.

4. Poluição da Água – um dos principais problemas ambientais no Brasil

A poluição causa mudanças na composição química, física ou biológica da água, colocando em risco os seres humanos e outros seres vivos. A poluição também pode afetar atividades econômicas, como a agricultura e o turismo.

A contaminação das águas pode ocorrer de forma natural, como as tempestades de areia, ou pode ocorrer em decorrência da ação humana. A poluição pode ocorrer de inúmeras formas: como o derramamento de resíduos de atividades industriais e domésticas, jogando lixo e permitindo que produtos como os defensivos agrícolas entrem em contato com esse ambiente.

A poluição da água pode chegar a níveis tão intensos que pode desencadear a morte de várias espécies, como peixes. No ser humano, podem ser gerados problemas como intoxicações por metais pesados, que podem levar à morte, e doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes.

5. Poluição do Solo

A poluição do solo consiste em alterações físicas, químicas ou biológicas nessa superfície, podendo afetar tanto seres humanos como outras espécies. Esse problema ambiental pode ocorrer por conta das atividades industriais, mineração, agricultura, descarte inadequado do esgoto doméstico, chorume proveniente de lixos, atividades agropecuárias, entre outras causas.

A contaminação do solo pode causar várias complicações, como redução da produtividade do solo, contaminação de alimentos e problemas de saúde pública decorrentes de agentes causadores de doenças.

6. Poluição Atmosférica: outro forte problema ambiental brasileiro

A poluição atmosférica provoca inúmeras mudanças nas características do ar, ocasionando vários danos à saúde e ao bem-estar da população e de outros seres vivos. Pode ocorrer devido às atividades humanas ou de maneiras naturais.

A poluição natural pode ocorrer através de atividades vulcânicas. Em relação às ações humanas, as queimadas, as atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis são os principais causadores de poluição atmosférica.

A contaminação atmosférica ocasiona danos gravíssimos à saúde humana, principalmente ao sistema respiratório. Os poluentes do ar podem causar a irritação das mucosas do trato respiratório, o aumento dos casos de asma e, até mesmo, a elevação do número de casos de câncer de pulmão.

Aí você resumi como achar melhor ☺️
Perguntas interessantes