Texto da questão
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Todas as anteriores.
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
d. Nenhuma das anteriores.
e. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado.
Questão 2
Correto
Texto da questão
Podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Direito privado são aqueles que tratam da propriedade privada soberana. Por exemplo, em uma desapropriação de terras privadas, todas as normas envolvidas serão de direito privado, pois diz respeito à uma propriedade privada.
b. O direito público é o conjunto de normas de interesse social, com forte atuação do estado, que contém regras de organização social e que buscam a satisfação do interesse público.
c. Pouco importa a diferenciação entre direito público e privado, tendo em vista que quem irá julgar as relações será uma pessoa escolhida pela elite capitalista que por anos manipula o público e o privado por meio das emissoras de televisão.
d. O Direito privado é aquele que trata das negociações entre grandes empresas e grandes instituições, e o direito público é aquele que trata das relações entre as pessoas comuns, sem grandes fortunas, direito público, em síntese, diz respeito à classe média .
e. O direito público é todo o Direito, pois não importa se as normas dizem respeito a uma relação privada ou não. Tudo o que acontece em sociedade é de interesse geral, ou seja, interesse público. Portanto todo o Direito é público.
Questão 3
Correto
Texto da questão
É correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O código de hammurabi é considerado um dos mais antigos códigos da humanidade, e traz uma estrutura muito parecida com a dos códigos modernos. Tinha como pilar mestre a Lei de Talião, que previa que quem sofria um dano, tinha direito de causar o mesmo tipo de dano ao agressor (olho por olho, dente por dente).
b. A lei escrita de hoje em dia, assim como no código de talião/hamurabi, busca a vingança contra o agressor. O conceito de indenização monetária/patrimonial é até legal, mas nunca funcionou direito na prática, pois quando aplicada a parte lesada nunca é verdadeiramente compensada. Por exemplo, se um sujeito segar o outro, para a vítima mais vale furar o olho do seu agressor (como punição) do que receber uma indenização patrimonial/monetária, assim como reza a Blíblia: “olho por olho, dente por dente”.
c. Os códigos escritos são uma invenção da burguesia para controlar o proletariado. Por isso a expressão “o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre. É que o de cima sobe e o de baixo desce!”.
d. Estão incorretas todas as afirmativas
e. O código de Talião contia a Lei de Hamurabi. Foi o código menos relevante da história pois previa somente os conflitos, mas não a solução para eles. Muitas guerras e mutilações aconteceram, por isso a expressão “olho por olho, dente por dente”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
QUESTAO 3 É D
Explicação:
D
Respondido por
7
Resposta:
b. O direito público é o conjunto de normas de interesse social, com forte atuação do estado, que contém regras de organização social e que buscam a satisfação do interesse público.
Explicação:
prova já corrigida. Uma observação, se atentem a letra que a resposta aqui corresponde, as vezes algumas pessoas respondem aqui que é uma letra e na prova está em outra.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás