História, perguntado por jericotanatos, 1 ano atrás

texto crítico sobre a idade média

Soluções para a tarefa

Respondido por geicy90
1
A insegurança material se dava através da dificuldade de conseguir se manter, alimentar, aquecer, etc..., porém a insegurança moral se dava pelos dogmas pessimistas que eram colocados pela Igreja. Ao homem jamais era, segundo o clero, garantida a salvação, nem pelas suas boas obras nem pela sua boa conduta. O homem devia se apoiar na solidariedade do grupo onde vivia, pois em um ambiente onde o medo sempre prevalecia sobre a esperança era necessário não deixar-se corromper pela ambição. A insegurança na vida futura era tão grande que um pregador franciscano, Berthold Regensburg, disse que a chance de um homem entrar no reino de “Deus” é de 1 em 100.000. E nesse clima de instabilidade as mentalidades, sensibilidades e atitudes da Idade Média estavam sempre sendo movidas pela necessidade de segurança.

A primeira característica notável de uma sociedade insegura é a de colocar o passado acima do presente, ou seja, considerar como seguro apenas o que já foi colocado em prática, condenando as inovações. E retornado ao passado enxergavam a segurança nas antigas autoridades romanas, e como de todas as instituições romanas a única sobrevivente foi a Igreja, ela passou a regulamentar toda a vida espiritual e intelectual da sociedade medieval. A autoridade suprema era as Escrituras, e em segunda ordem os Pais da Igreja. Porém, as glosas passaram a ser tão utilizadas que com o tempo passaram a se tornar autoridades. Porém o peso das autoridades antigas não se limita apenas a área intelectual, mas em diversos setores da vida. Isso determina o tradicionalismo da sociedade, pois a verdade era o segredo, passado de geração em geração, o legado de um sábio que era transmitido aos dignos de sua herança. E essa dependência do antigo fez com que a sociedade medieval passasse a ser regida pelos costumes, pelas tradições.

Outro aspecto de grande destaque na Idade Média é o enorme simbolismo presente em seu pensamento. O simbolismo medieval não se resume apenas em amuletos, brasões e imagens, ele encontra-se principalmente na gramática, na nomeação dos objetos. Existia uma preocupação em fazer com que o nome descrevesse o que era aquele objeto dentro da tradição católica. Por exemplo, podemos citar a maça, a maça na cultura cristã medieval representava o mal, e a palavra maçã vem do latim malum que quer dizer mal, e dentro da enorme liturgia católica encontramos vários outros símbolos com as rosas brancas e vermelhas que simbolizam a Virgem, as bestas mitológicas (grifos, dragões, etc
Perguntas interessantes