Texto com o tema “os perigos da poluição do ar.
Soluções para a tarefa
Nem sempre é fácil o estabelecimento de uma relação direta entre um determinado poluente e os seus efeitos no meio ambiente. A dispersão do poluente no ar, a distância que alcança, sua combinação e o tempo de exposição ao mesmo são fatores que influem nos impactos que podem ser causados.
Algumas das consequências da poluição do ar são:
Danos à saúde humana: desconforto, odores desagradáveis, doenças do aparelho respiratório, câncer, asfixia, irritação dos olhos, gargantas e mucosas.
Danos à vegetação: redução da fotossíntese, ataques as folhagens, alterações no crescimento e na produção de frutos.
Danos aos animais: diretamente, a partir dos poluentes atmosféricos ou pela ingestão de vegetais contaminados.
Redução da visibilidade nas estradas e rodovias podendo ocasionar acidentes.
Danos aos materiais das construções: sujeita, desgaste, corrosão, deterioração da borracha e produtos sintéticos, enfraquecimento, alterações da aparência de prédios e monumentos.
Desfiguração da paisagem.
Alterações climáticas: alterações na precipitação, redução da radiação e da iluminação. Aumento da temperatura.
A Poluição do Ar é o resultado do lançamento na atmosfera de grandes quantidades de gases ou partículas líquidas e sólidas, que provocam impacto ambiental e problemas de saúde humana.
Pode ser causada por diversas situações, queima de combustíveis fósseis, fumaças das industrias, queima de combustível por veículos, atividade mineradora, entre outras. Em grandes cidades, se destaca as industrias e fluxo de automóveis, que existe em grande quantidade. Muitas pessoas que moram em cidades assim, tem grande chances de ter problemas com a saúde, como asma, rinite, câncer de pulmão, sarampo, pneumonia, AVC, entre tantas outras.
Algumas decisões, como usar mais transporte público, bicicleta, aceitar e oferecer carona, não fazer queimadas e plantar árvores podemos melhorar a qualidade do ar.