Texto: Com efeito, foi pela admiração que os homens começaram a filosofar tantono princípio com o agora; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias,avançaram pouco a pouco e enunciaram problemas a respeito das maiores, como osfenômenos da Lua, do Sol e das estrelas, assim como a gênese do universo. E ohomem que é tomado de perplexidade e admiração julga-se ignorante (por isso oamigo dos mitos é, em certo sentido, um filósofo, pois também o mito é tecido demaravilhas)"
(Aristóteles: Metafisica, Livro I, cap. 2, trad. Leonel Vallandro. Porto Alegre,
Editora Globo, 1969)
1- O texto acima destaca a perplexidade e a admiração como posturas filosóficas. A partir do que você viu da filosofia até este momento, diga por que a perplexidade e a admiração são caracteristicas do filósofo.
Soluções para a tarefa
A Admiração---> O Termo filosofia fala por si só. Originado das palavras "filos" , que significa amor (ou amizade) e "Sofia" que significa Sabedoria. Juntas, amor a sabedoria. Logo entendemos que, aquele que estuda filosofia (o filósofo) vive da admiração ao conhecimento. Do amor a sabedoria.
A Perplexidade---> Apesar da grande sabedoria que eles possuem (e que conseguiram através dos questionamentos), os filósofos tem uma consciência muito grande da própria ignorância. Essa consciência é utilizada como forma de questionar até as dificuldades mais óbvias (palavras retiradas do texto) . Eles tem uma sede muito grande por encontrar o real significado das coisas. No entanto,vale lembrar que a filosofia, não costuma responder todas as perguntas que nela foram feitas. Ela trabalha a reflexão.
Explicação:
Não consegui me recordar de nenhum exemplo da admiração, mas acredito que qualquer um seja válido, já que filósofos realmente se dedicam com paixão as suas reflexões/filosofias.
No entanto, um bom exemplo da segunda é aquela frase conhecida de Sócrates. "Só sei que nada sei". Faz referência a admitir a própria ignorância ou os limites dela.