Texto: BEBÊ É SALVO DUAS VEZES PELO MESMO HOMEM
Em Detroit (estado de Michigan, EUA) na década de 1930, uma mãe jovem (...) deve ter sido eternamente grata a um homem chamado Joseph Figlock. O bebê da mulher que caía por uma janela bem alta foi salvo em pleno ar por Joseph e ambos saíram incólumes. Um golpe de sorte por si só. Porém, um ano mais tarde o mesmo bebê caiu exatamente da mesma janela sobre o mesmo homem enquanto ele passava pela rua. Novamente ambos sobreviveram ao evento.
Pergunta: O segundo período, o pronome relativo QUE poderia se referir a dois antecedentes, o que provocaria uma ambiguidade. Quais são eles?
Soluções para a tarefa
2 - O bebê da mulher que estava caindo.
“O bebê, da mulher que caía” - assim justifica a primeira.
“O bebê da mulher, que caía” - assim justifica a segunda.
O pronome relativo "QUE" poderia se referir a dois antecedentes, que são "bebê" e "mulher".
Os pronomes relativos são pronomes utilizados para se referir a algo já dito anteriormente em determinado enunciado. Possuem o objetivo de não tornar a mesma ideia muito repetitiva, além de fazer com que não haja tantas divisões em muitas orações.
No entanto, como no caso em questão, pode-se haver ambiguidade, que é quando um mesmo pronome pode se referenciar a mais de um antecedente.
O pronome "que" pode fazer referência ao "bebê", e ficaria melhor representado se a frase tivesse vírgula, como em "O bebê da mulher, que caía..."
Este pronome também pode fazer referência à mulher, e ficaria melhor representado com vírgula já no início, como em "O bebê, da mulher que caía..."
Veja mais sobre os pronomes relativos em:
https://brainly.com.br/tarefa/20558508