Texto-base: Para que uma invenção possa ser considerada uma inovação, é fundamental o papel estratégico das organizações de gestão da inovação, ou seja, de gestão dos processos internos desde a realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado dos novos produtos ou serviços. Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre invenção e inovação. I. A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo. II. A inovação está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo. III. As organizações podem obter vantagem competitiva ao desenvolver novos produtos e serviços desde que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores.
Soluções para a tarefa
Resposta: I, II, e III.
Explicação: Todas as respostas estão corretas. Trechos retirados do livro Planejamento Estratégico.
"A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo. Portanto, para que uma invenção possa ser considerada uma inovação é fundamental o papel estratégico das organizações de gestão da inovação, ou seja, de gestão dos processos internos desde a realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos, isto é, de gerar invenções, até o lançamento no mercado dos novos produtos ou serviços. "
"A inovação, sob uma perspectiva estratégica, está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços inovadores com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo. Ao desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos dos consumidores, a organização poderá obter vantagem competitiva e, consequentemente, uma lucratividade superior aos demais concorrentes do setor."
Resposta:
I, II e III
Explicação:
I. A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo.
II. A inovação está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo.
III. As organizações podem obter vantagem competitiva ao desenvolver novos produtos e serviços desde que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores.