Texto-base: O uso do controle visual ao longo do processo, conhecido como kanban, foi criado pela Toyota sendo aplicado na gestão de estoque e o controle do fluxo de materiais e, relacionado com o sistema de produção puxado e o Just in time. O kanban é um quadro, posicionado em um local estratégico na linha de produção, que indica a quantidade de peças que deverá ser produzida e, quando as peças forem esgotadas inicia o processo de produção de mais peças.
Soluções para a tarefa
Para saber o que é sistema Kanban, trata-se de uma simbologia visual usada na indústria para registrar ações. A palavra que tem origem japonesa pode ser traduzida como “cartão visual”. No Brasil, o sistema Kaban é uma técnica bastante difundida, desde os anos 1980, quando começou a ser aplicada para a gestão de estoque e controle de fluxo de peças, por isso, recebe também o nome de gestão visual.
Essa metodologia foi criada pela empresa Toyota e integra o famoso sistema Toyota de produção, estando relacionada a sistemas puxados e ao conceito de entrega just in time, termo esse que embora seja confundido com o sistema Kanban, não significa a mesma técnica.
Os cartões usados pelas empresas que empregam o método representam a necessidade de peças e itens para o processo produtivo e podem ser utilizados em meio impresso ou mesmo com luzes coloridas. O objetivo principal que define o que é sistema Kanban é permitir uma fina sintonia entre a gestão do estoque e a produção.
Para tanto, coloca-se um Kanban num local específico da linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se inicia um novo pedido para mais peças. Ou seja, o Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças.
O que é Kanban e como funciona esse sistemaEsses quadros e cartões visuais integram o sistema Kanban, que ajudam os trabalhadores a planejarem a produção na indústria e a controlar o estoque. Assim, conforme a quantidade de cartões disponíveis nos quadros são tomadas decisões, priorizando o que é mais importante, realizando setup de máquinas e até mesmo as paradas para manutenção.
O sistema Kanban é subdividido em dois tipos: o de produção e o de movimentação. Além disso, o sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção + Kanbans de Movimentação.
O que é Kanban de ProduçãoKanban de Produção é o cartão que autoriza a produção de determinada quantidade de um item. Os cartões circulam entre o setor fornecedor e a produção, sendo afixados junto às peças imediatamente após a produção e retirados depois que vai para o cliente. Em seguida, retorna ao processo para autorizar a produção e reposição dos itens consumidos.
O que é Kanban de MovimentaçãoKanban de Movimentação é denominado ainda de Kanban de Transporte, sendo um cartão (diferente do Kanban de Produção) que autoriza a movimentação física de peças entre o fornecedor e o cliente. Os cartões são afixados nos produtos, geralmente, o cartão de movimentação é afixado em substituição ao cartão de produção, e levados a outro processo ou local, onde são retirados e voltam à etapa inicial.
Exemplos de aplicação do Sistema KanbanO Sistema de Kanban pode ser empregado em indústrias montadoras, por exemplo, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Também é usada em uma série de segmentos, alguns, desde o seu surgimento na indústria brasileira e, mais recentemente, tem sido implementado no segmento de produção de softwares.
Outro exemplo é no processo de uma construção, quando é usado o Kanban de Produção. Assim, com os cartões a responsabilidade da solicitação da produção da argamassa e dos materiais necessários para a execução do serviço fica por conta dos pedreiros. Todo o fluxo vertical de materiais, que é muito intenso na obra, é organizado pelos cartões.