texto base:Mudam-se os tempos mudam-se as vontades de Luís Vaz de Camões
1. explique a metáfora “verde manto” e a metonímia “neve fria”
2.Que verso da primeira estrofe resume o Postulado geral feito pelo sujeito poético
3. O tema da última história estrofe é desconcerto do mundo; e leia e responda:
a)Com base no postulado sobre a mutabilidade do mundo apresentado nas primeiras estrofes, explique porque o sujeito lírico considero espantosa a mudança ocorrida atualmente em sua vida
Soluções para a tarefa
Olá!
Questão 1:
A metáfora "verde manto" consiste em fazer uma comparação implícita e, neste caso, o poeta está comparando a extensão de um campo verdejante ao de um manto, como algo plano, liso e uniforme.
Já a expressão "neve fria" não é uma metonímia, mas sim um pleonasmo, pois este último se caracteriza pela redundância semântica. Sabemos que a neve é fria, dispensando o uso do adjetivo "fria" para caracterizar "neve". Outro exemplo de pleonasmo é "subir para cima", "descer para baixo".
Questão 2:
O terceiro verso da primeira estrofe resume o postulado feito por Camões no Soneto, explicitando que "todo o mundo é composto de mudança", identificando aí o tema geral do poema.
Questão 3:
O eu lírico considera que o mais espantoso de tudo é que, apesar de tantas mudanças que acontecem a todo o momento, a sua vida já não muda tanto como era de costume em outros tempos. Essa constatação está presente na última estrofe: "E, afora este mudar-se cada dia, / outra mudança faz, de mor espanto, / que não se muda já como soía."
Espero ter ajudado ;)