Texto Base:
Leia o texto para responder à questão 11.
Tragédia animal na estrada
A cada segundo que você gasta na leitura deste texto, 15 animais silvestres – entre pequenos, médios e grandes vertebrados – são atropelados e mortos em rodovias no Brasil. Sim, tudo isso em apenas um segundo. É um número enorme e trágico. Por ano, quase 475 milhões de animais morrem atropelados nas estradas de rodagem de todo o país. A estimativa é do Centro Brasileiro de Ecologia das Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais.
“Infelizmente, esse índice ainda pode estar subestimado”, adverte o oceanógrafo Alex Bager, coordenador do CBEE e responsável pela criação do Atropelômetro, sistema que projeta quantos animais são mortos em razão do choque com veículos nas pistas brasileiras. Muitos motoristas nem se dão conta dos bichos que deixam para trás no asfalto ou na terra
Além do Atropelômetro, que estima quantos animais morrem por segundo, os pesquisadores do CBEE criaram, em abril de 2014, o Sistema Urubu – uma rede social que permite aos seus 15 mil usuários, por meio de aplicativos digitais, fotografar e georreferenciar os locais onde há atropelamento de animais.
Carlos Tautz, Revista Congresso em Foco, Ano 4, n. 19, out. 2015, p. 40-41, adaptado.
A frase “É um número enorme e trágico.” contém
a) a opinião do autor do texto.
b) o fato relatado no texto
c) a indignação de Alex Bager.
d) a impressão do leitor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
o fato relatado no texto
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Direito,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás