Administração, perguntado por angelicacristinagolo, 7 meses atrás


Texto base.
Controladoria e planejamento empresarial
O eSocial é o sistema utilizado pelo empregador para registrar eventos e cumprir obrigações decorrentes de relações de trabalho.
Todo profissional de RH sabe que a rotina de obrigações acessórias da área trabalhista consome um tempo precioso.
Sabendo disso, e com vistas a aumentar a fiscalização desse tipo de informação, o Governo Federal implementou o eSocial para empresas.
Quando concluída a implementação do projeto, o eSocial se transformará em um sistema unificado de folha de pagamento digital, por meio do qual a
empresa fornecerá todos os dados pertinentes aos trabalhadores aos órgãos citados.
Isso facilitará a gestão de processos, melhorará a segurança dos dados e também proverá o Governo Federal de informações mais precisas a respeito da
movimentação dos trabalhadores no mercado de trabalho.
1.
No texto podemos identificar a importância do e-Social como forma de redução dos processos relacionados às obrigações assessorias trabalhistas.
Nesse sentido, quais os benefícios que o processo de digitalização da área fiscal pode trazer para o departamento de pessoal e recursos humanos
das empresas? Sob o ponto de vista do governo, há vantagens nessa digitalização?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
31

Para o Departamento de pessoal e recursos humanos o primeiro benefício que o eSocial trará é em relação a unificação de certos formulários, que antes seriam preenchidos separadamente, como o DIRF e o RAIS, e de agora em diante o departamento conseguirá preencher tudo em uma única plataforma. Isso diminui a burocracia e facilita o trabalho do departamento de rh.

Além disso, o eSocial facilita o cumprimento das leis trabalhistas, sendo de extrema importância para a empresa, já que o não cumprimento leva a sanções legais e multas.

Para o governo e instituições federais, o eSocial conseguirá trazer mais transparência nos processos e facilitará o acesso às informações dos trabalhadores e das empresas. Isso permite que haja menos situações de fraudes nas informações, já que todas estarão reunidas numa mesma plataforma, facilitando a fiscalização do governo e levando à um bom funcionamento da máquina pública.

Perguntas interessantes