Texto-base: A sequência didática é uma boa alternativa para o planejamento no nível do ensino porque ajuda o professor a realizar um trabalho articulado que explora possibilidades de interação dos alunos em pequenos grupos, em duplas, ou coletivamente. Essa organização permite antecipar o que será enfocado em certo tempo, a depender do que os alunos sabem e do que ainda precisam aprender. A mediação do professor auxilia na gestão dos diferentes tempos de ensinar e de aprender, considerando que os estudantes não necessariamente vão aprender ao mesmo tempo. Nessa forma de trabalhar, o aluno assume papel central como sujeito ativo e participante do próprio processo de aprender. Tomando por base essa ideia e os princípios da organização da sequência didática, as afirmações a seguir. I. Toda sequência didática precisa promover uma problematização com base em uma ou mais atividades diversificadas e desafiadoras, que possibilitem progressão. II. A sequência didática é um método de ensino que está exclusivamente nas mãos do professor e que pressupõe que ele saiba transmitir conteúdos do mais fácil para o mais difícil. III. O planejamento de uma sequência didática precisa reservar muitos momentos para reflexão coletiva e individual, permitindo que todos possam se expressar e explicitar verbalmente o que estão aprendendo. IV. A sequência didática investe nas trocas de experiências e interações dos alunos, mas precisa também assegurar momentos de sistematização dos saberes que são conteúdo principal da sequência. V. Não é preciso conhecer os alunos para desenvolver as sequências didáticas porque a organização das atividades depende basicamente do conteúdo que será ensinado e todos os alunos aprendem da mesma forma. Estão corretas apenas as afirmações.
Soluções para a tarefa
Estão corretas apenas as afirmações.
Resposta b. I, III e IV.A sequência didática diz respeito ao planejamento de um conteúdo com etapas definidas, permitindo ao professor utilizar diferentes metodologias e recursos materiais. Esta atividade é também marcada por um tempo previamente determinado e um fechamento com sistematização de conteúdos.
Com base na imagem a seguir, construa uma sequência didática para se trabalhar o gênero textual. Seguindo as etapas da imagem, você identificará as da sequência didática.
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Veja um modelo de sequência didática:
Sequência didática
Gênero textual: conto
Texto: "Pausa", de Moacyr Scliar
Nível escolar: 9º ano
Tempo previsto: 6 a 8 aulas
Objetivos:
• Saber organizar informações sobre um mesmo tema, retiradas de textos ou fontes diferentes.
• Observar o tipo de linguagem e a estrutura do texto.
• Escrever resenhas e artigos de opinião, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre os textos argumentativos.
Etapa 1: ativação de conhecimentos prévios
O professor deve conversar com os alunos para levantar algumas informações:
• O que é um conto?
• O que é uma pausa?
• Em que momento do seu dia é necessário dar uma pausa?
• O que é rotina?
• O que podemos esperar de um conto intitulado "Pausa"?
O professor deverá dividir os alunos em grupos. Nesta etapa, ele intervirá e mediará as informações colocadas por eles, para que avancem em suas reflexões.
Etapa 2: desenvolvimento
O professor fará a leitura do conto, dividindo-o em três partes. Para tal, ele trabalhará a narrativa em três dias distintos. A reflexão de cada parte do conto deverá ser feita junto com a turma.
Primeiro corte:
• O que você imagina que Samuel fez naquele hotel?
• Qual era o motivo da surpresa?
• Por que ele se apresentou com outro nome para o gerente do hotel?
Segundo corte:
• Por que Samuel saía de casa aos domingos? Será que era apenas para dormir no hotel?
• O que você acha que vai acontecer?
Após a leitura, o professor pedirá aos alunos que escrevam aquilo que acharam do final do conto. Para ajudá-los na reflexão, ele poderá solicitar que eles discutam com os colegas sobre o que as pessoas devem fazer para fugir da rotina e do estresse do dia a dia, pois a sociedade condiciona o homem e, mesmo que se tente fugir dela, é inútil.
Dica: caso seja possível, o professor poderá utilizar com os alunos o dicionário on-line para pesquisar as palavras desconhecidas no texto, auxiliando-os a analisar o vocabulário utilizado pelo autor do conto.
Etapa 3: recuperando o contexto de produção de texto
O professor deve solicitar aos alunos que pesquisem outros contos do gênero.
Etapa 4: produção escrita
O professor solicitará aos alunos que, em duplas, escrevam um conto com a mesma estrutura de mistério encontrada no primeiro. As duplas farão as correções dos textos uns dos outros e, posteriormente, os apresentarão para todo o grupo.
Explicação: