Ed. Física, perguntado por wleal20, 11 meses atrás

Texto base:

A maior incidência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) observadas nos últimos anos tem muito a ver com a adoção de estilo de vida cada vez mais sedentário, o que acarreta importante redução do dispêndio energético que acompanha a sociedade moderna. A maior mecanização do trabalho e a introdução da robótica e da informática no controle dos sistemas têm reduzido a necessidade de o homem moderno se expor a esforço físico de algum significado na realização de suas tarefas profissionais. A prática de assistir à televisão por várias horas ao dia, associada aos inúmeros dispositivos que facilitam a execução dos afazeres domésticos, tem limitado ao extremo a realização de movimentos em casa. A necessidade de locomoção atualmente é atendida por eficiente sistema de transporte onde o dispêndio energético é minimizado para a maioria das pessoas. A difusão de atividades de lazer envolvendo prioritariamente diversões eletrônicas e as intensas campanhas publicitárias de estímulo à ocupação do tempo livre com atividades sedentárias são fatores contribuintes ao abandono de práticas lúdicas que exijam esforço físico mais intenso.

A busca por informações sobre as implicações biológicas, psicológicas e culturais que envolvem a prática habitual de exercício físico vêm se constituindo, nas últimas décadas, em uma das principais preocupações dos especialistas na área de saúde pública. Esse interesse se justifica em razão do exercício físico, desde que adequado e suficientemente realizado, pode desempenhar importante papel no aprimoramento e na preservação da capacidade funcional das pessoas, e, por consequência, repercutir positivamente em sua saúde.

Atividade Avaliativa

Diante do contexto apresentado acima, comente sobre o papel do profissional de Educação Física na prescrição, orientação e acompanhamento de exercícios que podem auxiliar na resolução dessa situação problemática e, aproveitando esse momento, coloque sua opinião sobre os seguintes pontos: Como devem ser os exercícios propostos? Qual a quantidade necessária de exercício para que as pessoas possam usufruir de seus benefícios? Qual é a característica do esforço físico que deve ser promovido para compensar esse cenário?

Soluções para a tarefa

Respondido por NelsonDuarte
2

Resposta:

A orientação de um profissional de Educação Física é fundamental nesse caso, uma vez que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida e da saúde.  

Explicação:


wleal20: Resposta está incompleta.
diasrolrodrigues12: A orientação de um profissional de Educação Física é fundamental nesse caso, uma vez que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida e da saúde.  

Porém a prática de exercícios de forma inadequada pode gerar lesões e se revelam como o maior risco para aqueles que se exercitam sem a supervisão de um profissional.
Quando praticam atividade física sem orientação, é possível que os exercícios sejam executados de maneira inapropriada, indo além dos seus limites físicos.
wleal20: Obrigado
Perguntas interessantes