História, perguntado por Aneliz15, 9 meses atrás

Texto Base 1 Após a Segunda Guerra Mundial, inúmeras nações na Ásia e na África conquistaram a independência das potências europeias. Esse processo recebeu o nome genérico de descolonização. Assim como ocorreu na Ásia, a descolonização na África desenvolveu-se conforme os anseios de liberdade política dos povos africanos. [...] Referência 1 ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a história: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2003. p. 452. Fragmento. Enunciado Ao longo da Guerra Fria (1947-1991), testemunhou-se o processo de emancipação política das antigas colônias europeias criadas durante a corrida imperialista. Contribuíram para tal fenômeno Opções de pergunta 3: E) a fundação da Liga das Nações, instituição supranacional favorável à emancipação irrestrita das sociedades do Terceiro Mundo, e o apoio financeiro e logístico que as antigas metrópole. C) o estímulo dos EUA e da URSS à emancipação de tais regiões, a fim de que as nações recém-criadas aderissem ao seu respectivo bloco de influência, e a criação da Organização das Nações Unidas. D) o vigoroso desenvolvimento econômico das áreas colonizadas, sobretudo na região da África subsaariana, e o apoio militar da China às novas nações, que adotaram desde então um modelo político. B) o fortalecimento de uma consciência anti-imperialista e anticolonialista por parte das sociedades colonizadas e o surgimento de um ambiente de notório pacifismo e estabilidade político-diplomática ao longo da segunda metade do século XX. A) o estímulo dos EUA e da URSS à emancipação de tais regiões, a fim de que as nações recém-criadas aderissem ao seu respectivo bloco de influência, e a criação da Organização das Nações Unidas, a qual defende a autodeterminação dos povos.

Soluções para a tarefa

Respondido por junior7656
4

Resposta:

Introdução

Após a Segunda Guerra Mundial, movimentos que lutavam pela independência de seus países em relação às potências coloniais ganharam força na África e na Ásia.

Além dessas lutas internas, cada vez mais ficava evidente no cenário internacional a contradição entre o discurso de liberdade usado na guerra contra o nazifascismo na Europa e a manutenção de impérios coloniais.

Nesse contexto, a segunda metade do século XX assistiu a diversos povos dos continentes africano e asiático conquistarem sua independência do domínio colonial e formarem novos países.

Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa

Contexto histórico

Ainda durante o século XIX, diversos países europeus utilizaram seu poder militar e força econômica para implantar um domínio imperialista sobre outros países, em especial na África e na Ásia.

Essa política ficou conhecida como neocolonialismo, e perdurou ao longo da primeira metade do século XX, além de ter sido uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial.

Contudo, após o final da Segunda Guerra Mundial, os países que ainda possuíam colônias, em especial Inglaterra e França, além de atravessarem graves dificuldades econômicas, passam a ser cada vez mais questionados pela manutenção de suas colônias.

Não apenas os movimentos internos de libertação nas áreas coloniais reclamavam sua independência, como a existência de colônias era considerada incompatível com os princípios defendidos pelas mesmas potências coloniais na esfera internacional, como na Declaração de Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948, por exemplo.

Diante desse quadro geral, podemos elencar as causas principais que levaram aos processos de descolonização a partir da década de 1940:

Declínio das potências coloniais depois da Segunda Guerra Mundial, em especial Inglaterra e França;

Apoio das duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, aos processos de descolonização, com o objetivo de conquistar influência sobre os novos regimes que seriam formados;

O crescimento de movimentos nacionalistas, que defendiam seu direito à autodeterminação e a ruptura com a antiga ordem colonial.

Essas causas gerais, aliadas ao contexto interno de cada país e sua relação com a metrópole, moldaram os processos de descolonização africano e asiático no século XX, como veremos a seguir.

espero ter te ajudado! Boa tarde!

Perguntas interessantes