Texto: banhos de marPerguntas : 1. O texto relata uma recordação feliz da narradora: os passeios que, na infância, fazia com a família às praias de Olinda, cidade situada na região metropolitana de Recife. a) Porque a família costumava ir àquelas praias ? b) O passeio, como um todo, envolvia alguns costumes cultivados pelo pai. Quais eram esses costumes quanto ao banho de mar ? 2. A narradora, na companhia de sua família, saía de casa para pegar o bonde ainda de madrugada. a) Como ela se sentia na véspera do passeio e nos momentos que antecediam a saída de casa ? b) Ao relatar a viagem que fazia para Olinda, a narradora diz: "Atravessar a cidade escura me dava algo que jamais tive de novo". Por que, na sua opinião, atravessar a cidade escura era algo tão marcante para a menina ? 3. A narradora descreve as emoções que a viagem ás praias de Olinda com a família lhe despertava. a) Por que ela considera essa viagem como uma "ilha encantada" em sua infância ? b) O que essa viagem revela para a menina quanto ao seu presente ? E o que representava quanto ao seu futuro ? POR FAVOR ME AJUDEM É PRA AMANHÃ !!
Soluções para a tarefa
1) a. PORQUE ERA UM COSTUME QUE O PAI DA FAMÍLIA PRATICAVA
b. TOMAR O BANHO DE SAL NASCENTE EM JEJUM NÃO TOMAR BANHO DE MAR DOCE ATE QUE O SAL FICASSE NA PELE
2) a. ELA SE SENTIA COM MEDO PORQUE AS RUAS ESTAVAM DESERTAS E COM POUCAS PESSOAS
b.POR QUE ELA NUNCA TINHA FEITO ISSO ANTES POR ISSO ERA ALGO TAO IMPORTANTE
3) a. PORQUE O NASCER DO SOL O MAR ERA TUDO BONITO PARECIDO COM UMA ILHA ENCANTADA
b. PORQUE NO ´PRESENTE ELA SABIA QUE NO FUTURO ELA QUERIA FAZER A MESMA COISA JÁ QUE NOS SEUS 15 ANOS ELA SE MUDOU PARA O RIO DE JANEIRO
Resposta:
a) Porque o pai acreditava que todos os anos se devia fazer uma cura de banhos de mar
b) Tomar o banho de mar antes de o sol nascer e em jejum. Não tomar banho em água doce logo depois do banho de mar para que a ação da água salgada ocorresse na pele por algumas horas.
2-a) Na véspera, ela se sentia ansiosa, com o coração acordado, em expectativa. Acordava alvoroçada às quatro e pouco da madrugada e despertava o resto da família.
b) Provavelmente porque, para uma criança, atravessar a cidade ainda no escuro era uma aventura que despertava diversas sensações, talvez de medo, mistério, curiosidade. Diferentemente, para o adulto, essa experiência já não causava o mesmo impacto.
3a) Porque, quando criança, ela vivia imersa em uma infância muito infeliz. Essa viagem lhe surgia, então, como uma felicidade isolada, um fato único e mágico que contrastava com seu cotidiano infeliz e, por isso, associado à vivência em uma ilha encantada.
b) A viagem revelava à menina a sua capacidade de ser feliz e, assim, representava uma promessa de felicidade no futuro
Explicação: