Texto argumentativo sobre bullying
Soluções para a tarefa
Comentário: As pessoas que praticam bullying, geralmente, em algum momento, já foram vítimas dessa violência, por seus familiares, amigos ou colegas. Muitas pessoas tem medo de tudo, por isso acabam intimidando-se por qualquer coisa. Sempre tem alguém, que se acha melhor que todo mundo ou quer mostrar que é melhor, e acaba esquecendo do diálogo, partindo para a agressão, mas nem sempre ele vai ser valentão. Rarissa Brum , turma T6
Texto 2
Bullying É muito comum, nos dias de hoje, pessoas sofrerem bullying, tanto em empresas quanto em escolas. Os agressores sentem prazer em praticá-lo, pois sempre há algum motivo para o praticante de bullying e, com isso, as vítimas ficam com graves consequências. Geralmente o agressor tem problemas familiares, e, praticando o bullying, o agressor sente-se bem, sente-se como se tivesse passado sua dor para outro indivíduo. Os principais motivos de um praticante de bullying são os problemas familiares, e o fato de já ter sofrido ou estar sofrendo alguma agressão. Como consequência, as vítimas abandonam os estudos, não tem interação social, tem baixo rendimento escolar e, muitas vezes, tornam-se agressores, podendo isso ocorrer até a idade adulta. Na minha opinião, o bullying nunca irá acabar, mas, pode ser “diminuído” se as vítimas denunciarem mais à escola ou à empresa e, em casos extremos, fazer um boletim de ocorrência. Autor: Pedro Turma 802
Comentário: O texto fala da realidade de todo mundo, pois muitas pessoas já sofreram bullying em alguma ocasião Temos que procurar reduzir o bullying em escolas em empresas, porque quem já sofreu bullyng sabe da dor causada. Então, temos que combatê-lo para tornarmos o mundo um pouco melhor. Eu gostei muito desse texto porque fala da dura realidade do mundo. Lucas, turma T6Comentário: O bullying é algo violento, mas devemos enfrentar a situação, embora alguns pensem em suicídio pra acabar com o pesadelo. A solução é denunciar à polícia. A tragédia não leva a nada. É preciso ter coragem para procurar nossos direitos e fazer com que os agressores sejam punidos.
Resposta:
Quem pratica o bullying, o faz por querer ser mais popular, sentir-se poderoso, dono da situação. Dessa forma, tenta atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações.É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo, e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a pressão do agredido,antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.
A vítima, por outro lado, costuma ser a pessoa frágil, com algum traço ligeiramente destoante do modelo culturalmente imposto ao grupo etário em questão, traço este que pode ser físico (uso de óculos, alguma deficiência, não ser tão bonitinho...) ou emocional, como no caso da timidez, da retraição.
As consequências do bullying para a vítima são muitas e destacam-se as seguintes:baixa auto-estima, medo, angústia, pesadelos, falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma, ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal, de concentração, diminuição do rendimento escolar, dores de cabeça, de estômago e não-especificadas, mudanças de humor súbitas, vômitos, urinar na cama, falta de apetite ou apetite voraz, choro, insônia, medo do escuro, ataques de pânico sem motivo,sensação de aperto no coração,aumento de pedido de dinheiro aos pais e familiares,furto de objetos em casa, surgimento de material escolar e pessoal danificado,desaparecimento de material escolar, abuso de álcool, automutilação, stress, podendo chegar ao suicídio.
Um ponto comum entre as vítimas é que, em todos os casos, todas as consequências citadas anteriormente ocorrem sem motivo aparente, pois o agressor intimida a vítima e força-a a não comentar sobre quem ele é.
A solução para esse problema seria a vítima não demonstrar medo em relação ao agressor, pois se o agressor notar que ele não está atingindo a vítima, ele irá desistir de praticar as agressões.