História, perguntado por luafsaborges, 10 meses atrás

TEXTO ANEXADO ABAIXO:

QUESTÕES

1- O texto nos permite refletir sobre as contradições entre o que as autoridades da Igreja Católica pregavam naquela época e o que elas realmente faziam. Anote as críticas feitas por Erasmo e analise as mudanças ocorridas na Igreja de nossos dias.

2- Por que Erasmo afirma que o objetivo dos chefes da Igreja ( bispos, cardeais e o próprio papa ) era ´´ viver alegremente ´´ ? A que tipo de alegria ele está se referindo? Em sua opinião , ele identifica alegria com pecado?

3- Que espécie de crítica á Igreja é a de Erasmo? Há nela alguma condenação á doutrina católica, ou seus ataques se restringem ao alto clero?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
1

1 - Uma das críticas feitas é sobre a cobrança de altíssimos impostos que deveriam ser pagos tanto para a coroa como para o clero, e outra que podemos citar é que muitos deles não seguiam seu próprio sacramento. Sendo que nos dias atuais as punições para isso se tornaram mais rígidas e os impostos não são obrigatórios e são conhecido como dízimos.

2 - A Alegria que ele se refere é viver na riqueza e no luxo. Sim, podemos relacionar com o pecado da Avareza que é o apego a riqueza e aos bens materiais.

3 - A crítica é voltada de Erasmo é voltada para a forma que a ideologia cristã era deturpada. Por isso a condenação é mais em relação ao alto clero do quê a doutrina católica em si.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes