TEXTO
ALGUMA COISA MUDOU....
Todos os que já foram alunos devem se lembrar dos colegas da escola, dos professores dedicados, daquela bagunça em sala de aula (e, quem sabe, alguns foram os próprios bagunceiros...).
No entanto, a bagunça de hoje não se resume àquelas brincadeiras saudáveis de antigamente. Uma pesquisa realizada com professores de 42 cidades aponta a indisciplina e a falta de motivação dos alunos como as maiores dificuldades em sala de aula. Parece que alguma coisa mudou.
No que se refere às causas da indisciplina, os mestres revelam que os estudantes não têm limites, são rebeldes, agressivos, desrespeitosos, e que falta educação familiar. Quanto à motivação, são desinteressados e dispersos.
Alguns professores têm feito experiências com a colaboração das famílias, conseguindo bons resultados.
Seja como for, vale a pena, pais, alunos e professores pensarem em métodos eficientes para fazer dos estudantes profissionais brilhantes e pessoas de bem. Afinal, como diz o velho ditado, “a união faz a força”.
Questões sobre o texto:
1. Faça a leitura do texto. Após a leitura, responda: sobre o que fala o texto?
2. Você concorda com o título do texto “Alguma coisa mudou” ? Por quê?
3. Você acha certa a postura dos professores e dos alunos na educação atualmente? Justifique sua resposta.
4. Como você acha que deveria ser a postura de ambos (PROFESSORES E ALUNOS) para que as aulas sejam mais interessantes?
5. Quais as principais causas da INDISCIPLINA, segundo o texto?
6. De acordo com o texto, o que tem sido feito para acabar com a indisciplina nas escolas?
7. Você acredita que na educação “A UNIÃO FAZ A FORÇA”? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
1- Fala sobre a mudança de comportamento dos alunos de hoje e de antigamente.
2- Sim, pois os alunos já não são mais os mesmos de antigamente. Estão sem motivação e dificuldade na sala de aula.
3- Não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
4- Eu acho que, através da relação professor-aluno, o aluno é motivado a construir seu conhecimento, pois o professor entende que ensinar é respeitar os saberes dos alunos e suas diferenças para proporcionar novas articulações com novos saberes.
5- Os estudantes não têm limites, são rebeldes, agressivos, desrespeitosos, e que falta educação familiar. Quanto à motivação, são desinteressados e dispersos.
6- Alguns professores têm feito experiências com a colaboração das famílias, conseguindo bons resultados.
7- Sim, pois na educação/ escola o professor não pode dar aula se não tiver aluno e o aluno não pode ir para a escola se não tiver professor, então todos juntos com um ponto em comum faz a diferença, depende de todos para aprender cada dia mais e, sim, a união faz a força.