História, perguntado por rafaelle74, 1 ano atrás

Texto abordando os problemas dos impactos ambientais no oceano

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinelima150
2
Os números são assustadores: por dia são encontradas, em média, seis tartarugas marinhas mortas na praia do Cassino, em Rio Grande/RS. Conforme dados do “Projeto Tartarugas no Mar”, em novembro de 2014 foram encontradas 124 tartarugas mortas desde o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares, até as praias de Chuí, na fronteira com o Uruguai. Um mês depois, este número subiu para absurdos 226 animais. Ainda segundo dados dos pesquisadores, 85% das tartarugas encontradas mortas no litoral gaúcho apresentam lixo descartado por seres humanos no estômago.Qualquer alteração nos oceanos reflete diretamente na dieta dos animais e na sobrevivência das espécies. Pesquisadores já encontraram tartarugas que comeram isqueiros, peixes engasgados com linhas de pesca e pássaros marinhos mortos com o estômago cheio de plástico. Isso reduz a probabilidade de os animais sobreviverem e pode, em longo prazo, causar o colapso de determinadas populações.

Peixes contaminados
Peixes contaminados. Foto: gazetaweb
Além disso, o lixo forma resíduos tóxicos que confundem os receptores hormonais de algumas espécies e provocam uma queda na produção de esperma. Por conta disso, nascem mais fêmeas que machos, gerando um desequilíbrio na reprodução.

Todos esses danos vêm parar à nossa mesa. Quando nos alimentamos de animais oriundos de áreas comprometidas pela poluição, acabamos ingerindo também todas as substâncias tóxicas. É um processo circular que, se não for remediado, pode comprometer, também, a vida dos seres humanos.
Perguntas interessantes