Texto A: [...]Meninas proibidas de ir á escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintas as unhas. Casadas,solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões ---- e tudo o que compõe a vida normal é visto como transgressão ---- são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas ---- as burqas. [...]
O cenário de Idade Média não era um prerrogativa afegã. Trata-se de uma avenida permanentemente aberta aos regimes islâmicos que desejem interpretar os ensinamentos do Corão a ferro e fogo. A isso se dá o nome de fundamentalismo. Há países de islamismo mais flexível, como o Egito, e outros de um rigor extremo, como a Arábia Saudita. Para o pensamento ortodoxo muçulmano, a mulher vale menos do que o homem, explica Leila Ahmed, especialista em estudos da mulher e do Oriente Próximo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. "Um 'infiel' pode se converter e se livrar da inferioridade que o separa dos 'fiéis'. Já a inferioridade da mulher é imutável", escreveu Leila num ensaio sobre o tema, em 1992.
Texto B: [...] Não existe a mulher muçulmana. Existem as mulheres muçulmanas. Isso depende de vários fatores, como condição social e país de origem. A mulher muçulmana reza cinco vezes por dia, mas não são todas que cumprem, como em qualquer mandamento religioso. No Brasil, nós usamos o véu [...]. Praticamos as orações, fazemos jejum no mês de Ramadã. As meninas trabalham, estudam, outras são donas de casa, tem de tudo.
[...] Por que a mulher muçulmana é vista pelo Ocidente como uma mulher que tem menos direitos, inferiorizada, submissa? Até pela própria veste se associa isso. Para o Ocidente, o fato de a mulher usar o véu é sempre associado à submissão e ignorância. Já para a mulher muçulmana, o véu é entendido como algo que a dignifica, dá valor, que impõe respeito. é uma ideia diametralmente oposta à que o Ocidente faz do véu e da própria mulher.
Quanto aos direitos e deveres, o Alcorão é bem claro quando diz que a mulher tem direitos sobre o marido e o marido sobre a mulher.
O Islã foi uma religião que inovou nos direitos da mulher em coisas que a Europa só conseguiu há pouco tempo. A mulher no Ocidente não votava. A muçulmana tem esse direito desde o surgimento do Islã. A mulher tem o direito ao divórcio e à herança, o que é bem mais recente na Europa.
[...] Para o muçulmano, é obrigação do homem sustentar a mulher e os filhos. Isso é um dever dele. Se a mulher quiser trabalhar fora, esse dinheiro é dela.
(Em relação aos trazes,) está no Alcorão que toda mulher muçulmana deveria se cobrir com seus véus porque é mais conveniente para que não seja molestada. Isso tem uma finalidade. O significado do véu é esconder das vistas do homem tudo aquilo que desperta o desejo. Toda a sensualidade, toda a beleza, a mulher esconde isso dos homens e restringe isso ao seu marido e ao ambiente familiar. Na presença dos pais, avós, tios, sogros, a mulher pode se produzir da maneira que quiser, pode se maquiar, fazer o cabelo e se vestir da maneira que quiser. O objetivo é não despertar o desejo de outros homens.
a)Qual é o ponto de vista sobre as mulheres defendido no texto A?e no texto B?
b)Vocês concorda com algum desses pontos de vista? Justifique sua opinião.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
no texto A, está defendendo a visão que o Ocidente tem das mulheres mulçumana, uma visão sem conheçimento, uma visão superficial do que a mulher representa na cultura afegã.
Enquanto o texto B, é escrito de uma forma que deixa a entender que quem escreve conheça a cultura afegã, dando detalhes dos direitos inerentes às mulheres. Pois cita direitos a voto ao marido, direito a herança.
concordo com o texto B. Pois o Ocidente tem uma idéia talvez distorcida do que realmente é o islã.
Enquanto o texto B, é escrito de uma forma que deixa a entender que quem escreve conheça a cultura afegã, dando detalhes dos direitos inerentes às mulheres. Pois cita direitos a voto ao marido, direito a herança.
concordo com o texto B. Pois o Ocidente tem uma idéia talvez distorcida do que realmente é o islã.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás