Português, perguntado por DarthWader, 1 ano atrás

Texto: A Farça Cruel de um Ponto de Exclamação

A greve continua! Assim terminava o comunicado expedido na segunda-feira passada pelo comando de greve do Andes? O Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior, dando conta das últimas notícias do movimento deflagrado já lá iam mais de oitenta dias nas universidades federais. O ponto de exclamação ao fim da frase dizia mais de suas intenções do que as palavras. Caso estivesse escrito A greve continua, sem ponto de exclamação, se trataria de uma informação, não mais que isso, aos associados. O ponto de exclamação mudava tudo. Conferia à frase épicos tons de heroísmo, de ardor pela causa, de brado retumbante. Não, a questão não era apenas que a greve continuava. Era que a greve continua!

O ponto de exclamação, até pela forma, representava uma espada desembainhada contra o inimigo. En garde! Era um convite à arremetida contra o tirano, o opressor, o infiel. Ele vai ver só! Quem vai ver? Quando há greve numa fábrica, quem vai ver só é o patrão, que sentirá seus efeitos no bolso. Numa greve em universidade, com perdão para repisar no óbvio, são os alunos. Contra eles, ao fim e ao cabo, que se produzem seus resultados.

A greve continua! é irmã gêmea de A luta continua!. Que por sua vez é prima de O povo unido jamais será vencido! e cunhada de Abaixo a ditadura! Pertencem todas a uma família de slogans apropriados ao combate contra os regimes castradores de direitos e opressores do povo. Tiveram seu papel durante o regime militar. Na democracia, merecem ser usados com cuidado. Quando menos, o cuidado de verificar se o direito de um/o de greve, da parte do docente - não fere o do outro - o de ter aulas, da parte do estudante.

Responda:
1° Qual a posição do autor a respeito do movimento?
2° Qual é o principal argumento utilizado pelo autor para justificar seu ponto de vista?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendamorais46
10

Resposta:

1R=É deflagrado já lá iam oitenta dias nas universidades federais.

2R= Era o ponto de exclamação

espero ter ajudado;)

Perguntas interessantes