- Texto: A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas (Disponível em: )
“Direitos Humanos é um conceito polissêmico, controverso e estruturante. É polissêmico, pois, por mais que tenha gerado acordos e consensos (como na Conferência de Viena), isto não lhe dá um sentido único. É controverso, pois abre espaços de discussão e debate em geral polêmicos. É estruturante, pois diz respeito a questões de fundo que tocam a vida de todos e de cada um.” (CARBONARI, 2007, p. 2).
A escola, como espaço privilegiado das relações que se estabelecem no seu interior, possibilita a construção de princípios para a condução de uma sociedade justa e igualitária, no entanto, torna-se palco de uma violência, que pode ser desvelada tanto no cotidiano como na literatura infantil. É preciso buscar estratégias para garantir o cumprimento dos direitos humanos, levando os alunos a uma convivência de respeito, tolerância e solidariedade.
Considerando que o contato com literatura infantil propicia uma interação maior na sala de aula, com a participação dos alunos, elabore um texto dissertativo:
Como o professor, através de leituras significativas, pode contribuir para favorecer a cultura da paz e da solidariedade na escola?
Soluções para a tarefa
Olá,
Para redigir uma dissertação argumentativa sobre o tema do professor estimular a "cultura da paz e da solidariedade na escola" por meio de leituras significativas, inicialmente, selecionando textos e toda a literatura infantil de modo a filtrar aquelas que transmitam mensagens e valores de acordo com os direitos humanos.
A depender da idade e do estágio de desenvolvimento dos alunos, é possível abordar textos de educação em direitos humanos, sendo que é possível simplificar esses textos e criar resumos que exprimam as principais ideais de igualdade, tolerância, paz e solidariedade.
Além disso, o professor também pode utilizar-se de suas leituras para transmitir esses valores no contato e no convívio com os alunos, abordando o tema em atividades, inclusive nas lúdicas.
Abraços!
A escola é sem dúvida um dos melhores espaços para poder se trabalhar direitos, debater temas, amenizar conflitos é um lugar que propicia a construção de opiniões e o olhar crítico de cada indivíduo nos mais diversos conflitos.
Dentro de todo esse contexto citado e vendo a realidade em que vivemos hoje dentro da sociedade uma vez que as diferenças são cada vez mais “gritantes” a escola passa a ter um papel cada vez maior na luta dos direitos humanos, no respeito as diferenças, na solução dos conflitos e na construção da cidadania.
Talvez um dos maiores desafios da escola é como saber trabalhar uma proposta educativa e que possa contribuir para a cultura da paz e da solidariedade na escola, afinal não basta apenas saber na teoria quais são os direitos humanos mas é preciso também pratica-los.
Para isso a escola não deve ser apenas uma transmissora de conhecimentos é preciso haver debate, reflexão a construção do olhar crítico e a pratica do respeito. Outro ponto a escola não pode vir com uma educação engessada, rígida é preciso uma linguagem mais contemporânea e uma das formas é utilizar a literatura infantil uma vez que teremos uma leitura mais significativa.
Dentro dessa proposta o professor poderá trabalhar os mais diversos temas, as diferentes culturas, a diversidade assim os alunos poderão adquirir novos conhecimentos de uma forma mais natural, através de personagens dentro da historia. O professor como mediador poderá trabalhar com os alunos através da literatura esses temas, debater, refletir a fim de que se possa chegar o mais perto possível das situações reais da nossa sociedade, a fim de que os alunos conheça e respeite as diferenças de cada um e para que todos possam ter o seu lugar dentro da sociedade e garantir que seus direitos não sejam violados para que assim possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária