Português, perguntado por tr492180, 7 meses atrás

texto: A Disciplina do amor

5-
b) Onde e quando essa história acontece?



7- Leia atenciosamente o trecho: "Só o cachorro já velhíssimo ( era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno ) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção". e responda:

a) Que palavras ou expressões nos mostra que ja havia se passado muito tempo?


b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?

c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta


8- Há uma pequena passagem em que a narradora dialoga com o leitor. Localize-a


9- Na sua Opinião por que o cão esperou pelo seu dono até a morte?


10) Por que os parentes e amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu ?


11) Conte o que aconteceu depois que o jovem soldado morreu.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por juliagasparello
24

Resposta:

Resposta:. Qual é a finalidade do texto? O texto disciplina do amor foi lançado em 1980 pela escritora Lygia Fagundes Telles, esse texto foi desenvolvido de modo a mostrar diversas lembranças que muitas delas são pessoais da própria autora, mostrando diversas histórias que são construídas através de pequenos detalhes  o que constrói então o contexto da trama.  Esse livro é interessante pois mostra tanto às viagens à China , Sibéria, quanto pequenas interpretações do seu livro de cabeceira, que era " As Confissões", de Santo Agostinho.

02. Qual é o personagem principal do texto? Fale sobre ele.O personagem principal do texto "A disciplina do Amor" é o cachorro cujo dono não é descrito claramente, apenas como "jovem", observe que o texto todo fala acerca do cão e como a relação entre ele e seu dono era importante para ele (o cão). Mesmo após o dono morrer na França na segunda guerra mundial o cachorro ainda o esperava voltar.Um cachorro que todos os dias ia esperar o dono voltar do trabalho.

03. No trecho “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata...” significa que

(A) o cachorro, cada dia, esperava seu dono em um horário diferente; por isso, ficou esperando por muito tempo.

(B) o cachorro sempre esperava seu dono no mesmo horário.

(C) o cachorro tinha um relógio preso ao corpo para esperar o dono sempre no mesmo horário.

(D) como as pessoas da vila conheciam o cachorro, faziam-lhe festinhas sempre no mesmo horário, para que ele soubesse a hora de esperar pelo dono.

04. No 3o parágrafo, o narrador pergunta: “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?” Para quem ele dirige essa pergunta? A pergunta dirige-se aos leitores do texto.  

05. Sabemos que o narrador é aquele que descreve os acontecimentos. Qual o tipo de narrador desse conto? é do tipo observador, que não se aprofunda na ... cachorro apontava ao longe” descreve a relação do cão com seu dono, mas não.

06. Responda:

a) a história de quem será narrada?

b) onde e quando essa história acontece? França, durante a segunda grande guerra

07. Leia atenciosamente o trecho: “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?...uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.” e responda:

a) Que palavras ou expressões nos mostra que já havia se passado muito tempo?"já velhíssimo(era jovem quando o jovem partiu)" indica a passagem de tempo no conto.

b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?

Porque o cachorro aparecia diariamente, no mesmo horário e local, para esperar alguém de quem ninguém mais se lembrava, de tanto tempo que havia se passado.

c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.

O cachorro eventualmente morreu de velhice, numa tarde de inverno e no mesmo local de sempre, esperando por seu dono. Trecho - "Uma tarde(era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção."

08. Há uma pequena passagem em que a narradora dialoga com o leitor. Localize-a.“Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de espera-lo?”

09. Na sua opinião por que o cão esperou pelo seu dono até a morte?

Porque gostava muito dele.

10. Por que os parentes e amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu? Porque a memória dos homens, com o passar do tempo, vai ficando mais fraca.

11. Conte o que aconteceu depois que o jovem soldado morreu.

As pessoas, os familiares e os amigos esqueceram-se do soldado, menos o cão.


tathiely54: nossa vc e inteligente mesmo viu obgd por ajudar
Perguntas interessantes