texto : A cara vida moderna
O narrador diz : "um amigo meu tem três celulares . Durante um jantar , falava em todos ao mesmo tempo enquanto eu tentando conversar . " .
A) Levante hipóteses : por que , nos dias de hoje , algumas pessoas têm mais de um celular ?
B) Deduza : Como se sentiu o narrador nesse jantar , "tentando conversar" , enquanto o amigo falava nos três celulares mesmo ? por quê ?
Soluções para a tarefa
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4
Tratar das relações entre literatura, cinema e outras artes, so-
bretudo as de natureza pictórica, coloca, de imediato, o problema
de que, mais do que códigos ou linguagens distintas, estamos dian-
te de maneiras diferentes de conceber o mundo ficcional, de criar
e pôr em circulação a força irreprimível das imagens. Toda arte de-
pende das paixões e dos afetos que mobiliza. A literatura, funda-
da na palavra, solicita do leitor a paixão intelectual, esse misto de
prazer sensível e de trabalho ativo do pensamento, que se coloca
nos interstícios do texto, movendo-se, de forma incerta e vacilante,
em meio à ambiguidade, às lacunas e aos sentidos velados que as
palavras encerram.
No cinema, por sua vez, o que está em causa é a entrega incon-
dicional às imagens, o prazer de se deixar seduzir por narrativas
em movimento, por esse mundo que se descortina, plástico e vivo,
diante de nossos olhos. Diante do cinema, a paixão é fundamental-
mente sensorial, imediata, urgente, já que se faz impossível ao pen-
samento, no escuro da sala de projeção, deter-se sobre as imagens
e coincidir com elas. Vive-se integralmente o mundo representado,
mergulha-se nele, arrisca-se habitar a realidade que nos propõe
sem que possamos, num primeiro momento, conceber a extensão
de seus domínios. Isso quer dizer que nos tornamos parte da repre-
sentação, aderimos de algum modo à disseminação das imagens,
sonhamos e desejamos, por algumas horas, a vida que se simula na
imensidão da tela, na solidão tranquila das salas de exibição.
Por outro lado, a pintura e a fotografia, em resumo, as artes vi-
suais em geral, exigem, além da paixão intelectual e do deixar-se se-
duzir pelo poder encantatório das imagens, que nos empenhemos
na contemplação desinteressada do objeto, na observação lenta e
gratuita, buscando o prazer do gesto meditativo, demorando-nos
bretudo as de natureza pictórica, coloca, de imediato, o problema
de que, mais do que códigos ou linguagens distintas, estamos dian-
te de maneiras diferentes de conceber o mundo ficcional, de criar
e pôr em circulação a força irreprimível das imagens. Toda arte de-
pende das paixões e dos afetos que mobiliza. A literatura, funda-
da na palavra, solicita do leitor a paixão intelectual, esse misto de
prazer sensível e de trabalho ativo do pensamento, que se coloca
nos interstícios do texto, movendo-se, de forma incerta e vacilante,
em meio à ambiguidade, às lacunas e aos sentidos velados que as
palavras encerram.
No cinema, por sua vez, o que está em causa é a entrega incon-
dicional às imagens, o prazer de se deixar seduzir por narrativas
em movimento, por esse mundo que se descortina, plástico e vivo,
diante de nossos olhos. Diante do cinema, a paixão é fundamental-
mente sensorial, imediata, urgente, já que se faz impossível ao pen-
samento, no escuro da sala de projeção, deter-se sobre as imagens
e coincidir com elas. Vive-se integralmente o mundo representado,
mergulha-se nele, arrisca-se habitar a realidade que nos propõe
sem que possamos, num primeiro momento, conceber a extensão
de seus domínios. Isso quer dizer que nos tornamos parte da repre-
sentação, aderimos de algum modo à disseminação das imagens,
sonhamos e desejamos, por algumas horas, a vida que se simula na
imensidão da tela, na solidão tranquila das salas de exibição.
Por outro lado, a pintura e a fotografia, em resumo, as artes vi-
suais em geral, exigem, além da paixão intelectual e do deixar-se se-
duzir pelo poder encantatório das imagens, que nos empenhemos
na contemplação desinteressada do objeto, na observação lenta e
gratuita, buscando o prazer do gesto meditativo, demorando-nos
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