Texto A :
Amor Amor? Receios, desejos, promessas de paraíso. Depois sonhos, depois risos, depois beijos! Depois... E depois, amada? Depois dores sem remédio, depois pranto, depois tédio, depois... nada!
Texto B :
Anúncio de Jornal Solteira, 35 anos, nível universitário, boa aparência, e muito sensível, está interessada em manter contato com senhor livre, simpático e inteligente para compromisso sério. Favor escrever para Miriam, Rua Castro, 8100.
Texto C:
Carlota Eu sabia que era bela; mas a minha imaginação apenas tinha esboçado o que Deus criara. Ela olhava-me e sorria. Era um ligeiro sorriso, uma flor que desfolhava-se nos seu lábios, um reflexo que iluminava o seu lindo rosto. Seus grandes olhos negros fitavam em mim um desses olhares lânguidos e aveludados que afagam os seios d’alma. Um anel de cabelos negros brincava-lhe sobre o ombro, fazendo sobressair a alvura diáfana de seu colo gracioso. Tudo quanto a arte tem sonhado de belo e de voluptuoso desenhava-se naquelas formas soberbas, naqueles contornos harmoniosos que se destacavam entre as ondas de cambraia de seu roupão branco. Intertextualidade:
1) Compare os textos A e B e explique por que um é literário e o outro não.
2) Leia o texto C e destaque as palavras e expressões que foram usadas em sentido figurado e poético, isto é, com sentido diferente do usual.
3) De forma bem objetiva, descreva qual o foco de cada texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Um eh literário porque faz uso de linguagem poética e o outro trata-se apenas de uma descrição pessoal em um anúncio.
"Uma flor que desfolhava...", "seios da alma...", "desenhava-se naquelas formas soberbas..".
O primeiro faz referência aos amantes e o tempo poeticamente, o segundo eh um anúncio para relacionamento, o terceiro eh uma narrativa de vislumbre de uma mulher com atrativos subjetivamente encantadora.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás