Português, perguntado por janielefabianaa21s, 6 meses atrás

Texto 3 - Reportagem
a Segundo dados do IBGE apresentados em agosto de 2018, 25,8% do total de jovens na faixa entre 16 e 29 anos, em 2017, não estudaram nem trabalharam.

1. Você conhece algum jovem, nessa faixa etária, que não estuda nem trabalha? Se a resposta for afirmativa, comente por que isso acontece.

2. Em sua opinião, de quem é a responsabilidade pelo fato de os jovens não estudarem nem trabalharem? Explique.

3. Pela leitura do título e do subtítulo a seguir, quais informações você imagina que encontrará na reportagem? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por cadastro965
10

Explicação:

1. Você conhece algum jovem, nessa faixa etária, que não estuda nem trabalha? Se a resposta for afirmativa, comente por que isso acontece.

R: Sim, alguns. Isto decorre do fato deles se sentirem desestimulados a prosseguirem com seus estudos, haja vista que não recebem apoio familiar e nem social então frente aos desafios que a vida acadêmica impõe optam por abandonar os estudos e com isto encontram diversas dificuldades para adentrarem no mercado de trabalho, tanto pela pouca idade quanto pela falta de experiência e profissionalização.

2. Em sua opinião, de quem é a responsabilidade pelo fato de os jovens não estudarem nem trabalharem? Explique.

R: muitos responsáveis por isto, tanto no ambiente familiar quanto escolar e social. A responsabilidade dos pais que muitas vezes é deixada de lado, reside em hábitos simples, como ajudar seus filhos nas atividades escolares ou então criando um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual dos mesmos, além de cobrarem empenho e disciplina no que tange a educação dos seus filhos. Em relação a escola, medidas mais efetivas no combate ao bullying, ao assédio, ao preconceito a descriminação e a outras práticas nocivas ao psicológico juvenil com certeza diminuiria em muito a evasão escolar e por fim o fator social, onde podemos considerar questões como: locomoção, acesso a uma educação de qualidade, acesso por parte do estudante a recursos básicos como alimentação, moradia, energia etc, e por fim; não podemos eximir o jovem da responsabilidade por suas próprias escolhas. No que se refere ao trabalho, em parte a culpa é do governo que não cria incentivos efetivos para o desenvolvimento econômico e trabalhista, dificultando a inserção de jovens no mercado de trabalho, mas também é do jovem que não busca se adaptar a realidade vigente, através do aprimoramento curricular.

3. Pela leitura do título e do subtítulo a seguir, quais informações você imagina que encontrará na reportagem?

R: Informações relacionadas a este grave problema que a muito é negligenciado pela sociedade e pelo governo a: evasão escolar e o desemprego juvenil. Pela indagação presente no subtítulo, deduzo que a reportagem levantará diversas questões buscando encontrar a solução para está indagação a partir de uma análise de várias possibilidades que contribuem para a marginalização dos jovens.

Perguntas interessantes