ENEM, perguntado por nonatosantos43, 10 meses atrás

Texto 3

Ao shopping center

Pelos teus círculos
vagamos sem rumo
nós almas penadas
do mundo do consumo.

De elevador ao céu
pela escada ao inferno:
os extremos se
tocam no castigo eterno.

Cada loja é um novo
prego em nossa cruz.
Por mais que compremos
estamos sempre nus

nós que por teus círculos
vagamos sem perdão à espera (até quando?)
da Grande Liquidação.

(José Paulo Paes. Prosas seguidas de Odes mínimas, 1992.)

Texto 4

Nós somos consumidores agora, consumidores em primeiro lugar e acima de tudo. Para todas as dificuldades com que nos deparamos no caminho trilhado para nos afastar dos problemas e nos aproximar da satisfação, nós buscamos as soluções nas lojas. Do berço ao túmulo, somos educados e treinados a tratar as lojas como farmácias repletas de remédios para curar ou pelo menos mitigar todas as doenças e aflições de nossas vidas particulares e de nossas vidas em comum. Comprar por impulso e se livrar de bens que já não são atraentes, substituindo-os por outros mais vistosos, são nossas emoções mais estimulantes. Completude de consumidor significa completude na vida.
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma- -padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Compro, logo existo?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
5

A impulsão por comprar é algo que existe em todas as pessoas, pois o sentimento de adquirir algo novo e que melhore algum atributo seu (deixar mais bonito, deixar mais estiloso) traz prazer ao indivíduo.

Todo mundo conhece a frase "dinheiro não compra felicidade", que significa que o dinheiro não é a coisa mais importante da vida. Contudo, muitos respondem "mas compra o que me deixa feliz". A partir disso, nota-se que a felicidade dos seres humanos é muita encontrada no consumo de bens e serviços que, claro, devem ser pagos em dinheiro.

Portanto, existe uma clara relação entre a felicidade de uma pessoa e seus gastos pessoais, seja com roupas, acessórios, brinquedos, entre outros.

Perguntas interessantes