Português, perguntado por thalitapinheiro46, 8 meses atrás

TEXTO 2 Tecendo a manhã Um galo ele precisará sempre de outros galos. sozinho não tece uma manhã: De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios para de sol de seus gritos de galo, que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. E se encorpando em tela, entre todos. se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendondo para todos, no toldo (a manhã) que plana livre de armação. A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que, tecido, se eleva por si: luz balão. João Cabral de Melo Neto. Em obra: Geração Apha Lingua Portuguesa 8, SM Educação, 2018, p.184/185 7.

Indique se as afirmações a seguir, sobre o poema "Tecendo a manhä", são falsas (F) ou verdadeiras (V). Justifique suas escolhas.

1-O primeiro verso remete ao provérbio "uma andorinha só não faz verão".

II - O poema enfatiza que o trabalho coletivo não rende fruto algum. 1 2 3

III - O texto retrata fielmente o nascimento da manhã destacando o canto dos galos. |V-0 poema sugere a importância do trabalho coletivo. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por sophiajsmn117
9

Resposta:I. Verdadeira. Ao ler-se o segundo verso, "ele precisará sempre de outros galos", a paráfrase torna-se mais evidente.  

II. Verdadeira. Trata-se exatamente do costumeiro em um aviário.

III. Verdadeira. Trata-se exatamente do caso.

IV. Falsa. Nada no texto indica que tal interpretação é possível.

Como as afirmativas I, II e III são verdadeiras, a alternativa correta da questão só pode ser a d.

Explicação:

Perguntas interessantes