Texto 2
Quando escrevo é minha alma que fala
Ao escrever o coração vem pra ponta dos dedos, ou do lápis, o deixo transformar tudo que sente em palavras, às vezes, é até meio difícil decifrar o que ele tem para me dizer. São meus sentimentos, os atuais e os que estão enraizados em mim, escrevo o que sou, o que vivo e que sonho viver um dia. Em cada crônica, frase solta que escrevo tem pedaços de mim, da minha essência, enfim, quando escrevo é minha alma que fala…
Compartilho momentos, e às vezes essas palavras simples tocam o coração de alguém, e isso me deixa imensamente feliz! Saber que um texto meu fez uma pequena diferença no dia de alguém, e que naquele texto, disse tudo aquilo que alguém queria ler, ouvir e dizer. Sempre escrevi tentando salvar a mim mesma, e vez ou outra acabo salvando alguém…
São memórias, gostos musicais, sobre um amor que não floriu, sobre os apaixonados que não puderam mais se amar, sobre tropeços, amadurecimentos, paixões literárias, sobre a vida, minha vida! Sou eu que sofro, choro, vibro, me apaixono, sonho, realizo, me decepciono. As minhas histórias são reais e eu sou a personagem principal de todas elas.
Soluções para a tarefa
Olá, encontrei a questão completa, com as demais alternativas pra você:
No Texto 2, no trecho “Em cada crônica, frase solta que escrevo tem pedaços de mim, ...” (1º parágrafo), o recurso estilístico foi usado para
( )apontar que o eu lírico sonha em ficar famoso com seus textos.
( )demonstrar que o eu lírico relata as suas experiências em seus textos.
( )indicar que o eu lírico fica entristecido quando escreve seus textos.
( )mostrar que o eu lírico reprova as críticas direcionadas a seus textos.
No texto acima, por intermédio do recurso utilizado, o autor apresenta como intenção o desejo de demonstrar que nas crônicas que escreve, há também relatos pessoais, relacionados com as suas crenças e vivências. Por isso, deve-se assinalar a letra b.
É importante relembrarmos que as crônicas são textos que apresentam relatos cotidianos, bem como acontecimentos do dia a dia, por isso, autor pode utilizar de diversos recursos para também apontar as próprias vivências.