Texto 2 – Mais que um sentimento, amor é princípio que move a humanidade
Afeto pode ser expressado de diversas formas e consiste em um exercício diário de empatia e autoconhecimento.
Por mais que a gente queira criar algo novo, nunca visto antes por ninguém, há clichês que são inevitáveis. Este é um deles. Sem amor, não existe humanidade. Se você é como o narrador desta Vida Plena pré- natalina e busca no jornal assuntos mais “cerebrais” e “informativos”, com afirmações mais diretas e menos emotivas, encare este texto como uma observação social.
Se não é, já sente no dia a dia: o amor é o princípio que sustenta a vida ao manter as relações entre as pessoas.
Para constatar isso, olhe ao redor se estiver perto das pessoas com quem convive ou pense no que gosta de fazer, trabalho ou hobby, e em tudo que dá sentido à continuidade de existir. O afeto que envolve cada dia é o que motiva a seguir em frente, superar os conflitos e frear os impulsos mais agressivos. Por essa onipresença e por essa capacidade de se manifestar de diversas formas, o amor é um tema que não se esgota e, mais que um sentimento, deve ser visto como um exercício constante, multilateral e coletivo.
(...)
Para exercitar esse potencial afetivo, o autoconhecimento é fundamental, visto que ajuda a repensar as próprias emoções e tomar consciência da conduta e das necessidades do outro. Um processo que, de acordo com a psicóloga Alda Roberta Campos, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-PE), não se conclui da noite para o dia. “À medida que você está consigo mesmo, consegue estar bem com as outras pessoas. Quando você está em dificuldade de aceitação e equilíbrio interno, isso dificulta a empatia e a solidariedade. Uma coisa importante é que isso é apreendido, tem a ver com educação, às vezes um esforço mesmo de se deslocar do desejo primitivo do que você quer para aceitar outra pessoa”, diz.
(...)
Uma das principais manifestações práticas do amor pode estar no engajamento em projetos de voluntariado. Para Yablans Nascimento, coordenador de Mobilização da ONG Novo Jeito, que realiza ações de impacto social, o amor é um movimento. “Quando a pessoa se dedica à ação voluntária, ela trabalha a empatia. Isso faz com que a gente comece a olhar para a realidade do outro e pensar: ‘Esse também é um problema meu’”, afirma.
(...)
Responda às questões a seguir.
1- O texto lido é um artigo de opinião. Esse gênero textual tem uma intenção comunicativa, ou seja, foi produzido com um fim. Qual seria a finalidade?
2- O tema do artigo é o amor. Identifique o assunto tratado pelo tema.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1=mostra q sem amor não existiria nada então o amor é uma qualidade importante na humanidade..
2o amor é o princípio que sustenta a vida ao manter as relações entre as pessoas.
rosemerepinheiro36:
obg
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás