Texto 2:Essa que eu hei de amar
Guilherme de Almeida
Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a essa alma escura e fria.
E quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela…
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz… — Tudo isso eu me dizia,
quando alguém me chamou. Olhei: um vulto louro,
e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro
do poente, me dizia adeus, como um sol triste…
E falou-me de longe: "Eu passei a teu lado,
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,
meu pobre sonhador, que nem sequer me viste!"
Texto I
Presságio
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente…
Cala: parece esquecer…
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…
Texto III
Te Ver
Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável, é dor incrível
É como mergulhar num rio e não se molhar
É como não morrer de frio no gelo polar
É ter o estômago vazio e não almoçar
É ver o céu se abrir no estio e não se animar
[...]
É como não sentir calor em Cuiabá
Ou como no Arpoador não ver o mar
É como não morrer de raiva com a política
Ignorar que a tarde vai vadia e mítica
É como ver televisão e não dormir
Ver um bichano pelo chão e não sorrir
É como não provar o néctar de um lindo amor
Depois que o coração detecta a mais fina
Coloque um “V” nos quadrinhos à esquerda, quando a sentença for de sentido verdadeiro ou coloque
“F” quando o sentido for falso.
9º Item – Sobre as características estruturais, o conteúdo relativos aos textos I, II e III, pode-se afirmar que
(5 escores)
()Os textos se relacionam a partir do mesmo assunto abordado, a saber, o amor.
()O texto I é formado por um tipo de estrofe chamada quadra e apresenta o esquema métrico de oito
sílabas poéticas.
()No texto II, as expressões “...é o sol...” e “... sonho dourado,...” empregadas no contexto do poema,
exemplificam o recurso linguístico da personificação.
()No texto III, o autor, para exprimir o seu modo pessoal de abordar o tema em sua canção, recorre, com
frequência, à figura de linguagem anáfora.
()Na primeira estrofe da letra da canção, há vocábulos caracterizadores do estado interior do eu lírico
ante a impossibilidade de não ser afetado pelo ser amado.
()O tipo de rima presente na segunda estrofe do texto II é do tipo emparelhada.
3ª) Múltipla escolha – marque a única alternativa correta:
10º Item – O texto II apresenta uma estrutura de forma fixa chamada de
(A) balada.
(B) soneto.
(C) vilancete.
(D) elegia.
(E) rondó.
11º Item – Os versos do texto I “...Já não terei que falar-lhe/ Porque lhe estou a falar…”, o vocábulo
destacado mantém, em relação ao verso anterior, uma relação de
(A) explicação.
( B) conclusão.
(C)alternância.
(D)adição.
(E) adversidade.
12º Item – No verso “É como não morrer de raiva com a política”, o escritor utilizou um recurso linguístico
chamado de
(A) anáfora.
(B) metonímia.
(C) hipérbole.
(D) polissíndeto.
(E) zeugma.
13º Item – A conjunção destacada no verso "Eu passei a teu lado,
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,...” mantém a mesma equivalência de sentido com as demais
conjunções, exceto
(A) contudo.
(B) todavia.
(C) portanto.
(D) não obstante.
(E) entretanto.
Soluções para a tarefa
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há um ano de aula para que possamos nos organizar melhor o que é
chamado de
(A) anáfora.
(B) metonímia.
(C) hipérbole.
(D) polissíndeto.
(E) zeugma.
destacado mantém, em relação ao verso anterior, uma relação de
(A) explicação.
( B) conclusão.
(C)alternância.
(D)adição.
(E) adversidade
(A) balada.
(B) soneto.
(C) vilancete.
(D) elegia.
(E) rondó.
Perguntas interessantes
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,...” mantém a mesma equivalência de sentido com as demais
conjunções, exceto
(A) contudo.
(B) todavia.
(C) portanto.
(D) não obstante.
(E) entretanto.