Texto 2.0 adolescente Mário Quintana A vida é to bela que chega a dar medo. 1. Quais foram as suas primeiras sensações ao ler o poema entra novic Não o medo que paralisa e gela. estatua subita mas 2 Qual é o tema do poema? MES esse medo fascinante e tremente de curiosidade que faz o jovem felino seguir para a frente farejando o vento ao sair a primeira vez da gruta. 3. O uso expressivo do verbo destacado em ".) a vida e to bela [...]' indica certeza ou dúvida? Comente 2.1 3. Medo que ofusca: luz! 4. Para o eu lirico por que a vida da medo? Cumplicemente as folhas contamie um segredo velho como o mundo 5. No poema, que sentido tem o elemento coesivo em destaque? Adolescente, olha! A vida é nova... A vida é nova e anda nua vestida apenas com o teu desejo! 6. Em "...) ao sair, a primeira vez, da gruta J", a expressão destacada indica qual circunstância (tempo, modo, lugar, intensidade...)? 7. O que faz o jovem seguir em frente? 8. O que podemos inferir em relação ao trecho "a vida é nova?
Soluções para a tarefa
Em relação ao poema de Mario Quintana, Adolescente, é possível apresentar as seguintes respostas as questões:
1. Quando se é adolescente o modo não nos paralisa, muito pelo contrário, a adolescência é uma fase em que o medo impulsiona e motiva a enfrentar os obstáculos. O meu sentimento é de que a adolescência é uma fase de aprendizado e que bom se todos os adultos tivessem um pouco do medo impulsionador dessa fase da vida.
2. O poema trata das mudanças físicas que todos passamos e das mudanças subjetivas em relação ao medo.
3. Essa frase indica certeza, sendo que o é está no presente do indicativo.
4. A vida dá medo porque é bela e porque ninguém sabe o que virá pela frente.
5. A coesão é a harmonia entre os elemento do texto, podemos notar que as frases são compostas de sujeito e predicado de modo que a ordem é mantida.
6. A primeira vez indica tempo, gruta é o lugar.
7. A curiosidade faz o jovem seguir em frente.
8. A vida nova quer dizer que ele está iniciando sua caminhada autônoma na vida, sendo que agora pode fazer escolhas e ainda há muito anos para se viver (espera-se).
O personagem no poema não tem medo de enfrentar o futuro, ele é comparado com um animal felino que em algum momento vai sair da toca e vai ter que enfrentar a vida. Além disso, é destacado o fato de que algumas vezes as dificuldades imobilizam as pessoas, porém não deveriam, pois devem ser enfrentadas.
Conheça alguns poemas de Mario Quintana
- A rua dos cataventos
- Do amoroso esquecimento
- Segunda canção de muito longe
- Emergência
- Relógio
- Os poemas
- Esperança
- Envelhecer
- Tic Tac
Algumas das características dos poemas de Mario Quintana englobam:
- Uso de analogia;
- Jogo de palavras em quase todos os poemas;
- Uso da linguagem coloquial;
- Versos livres;
- Traços do modernismo.
Saiba mais sobre os poemas de Mario Quintana:
https://brainly.com.br/tarefa/43335388
https://brainly.com.br/tarefa/8484055