Texto 1A vida na fazenda se tornara difícil. Sinha Vitóriabenzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiçosrezando rezas desesperadas. (...) Pouco a pouco osbichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabianoresistia, pedindo a Deus um milagre.Mas quando a fazenda se despovoou, viu que tudoestava perdido, combinou a viagem com a mulher, matouo bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne,largou-se com a família, sem se despedir do amo.Graciliano Ramos. Vidas secas. 106.ª ed.São Paulo: Record, 1985, p. 117.Texto 2Veio a seca, maior, até o brejo ameaçava de seestorricar. Experimentaram pedir a Nhinhinha: quequisesse a chuva. — "Mas, não pode, ué..." (...).Daí a duas manhãs quis: queria o arco-íris. Choveu.E logo aparecia o arco-da-velha, sobressaído em verdecom vermelho — era mais um vivo cor-de-rosa. Nhinhinhase alegrou, fora do sério, à tarde do dia com a refrescação.Fez o que nunca lhe vira, pular e correr por casa e quintal.— "Adivinhou passarinho verde?"João Guimarães Rosa. Primeiras estórias. In: Ficçãocompleta. Vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 403.Levando em conta a inter-relação entre a literatura e outrossistemas culturais, assinale a opção correta.A O espaço representado por Guimarães Rosa reproduzo cenário de seca construído por Graciliano Ramos.B A religiosidade de Guimarães Rosa e GracilianoRamos está representada nas crenças populares, nasrezas dos personagens bem como na esperança deintervenção divina.C A resistência de Fabiano a ficar na fazenda, "pedindoa Deus um milagre", é quebrada pela realidade durada seca, evidenciada pelo despovoamento da fazenda.D Ao tratar do milagre, a linguagem dos dois fragmentosse aproxima, sobretudo quanto ao caráter lírico daabordagem religiosa.E As adversidades vividas pelos personagens revelamas condições de pobreza dos grupos sociaisrepresentados, mas são superadas medianteintervenção divina.
#ENADE

Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra c) A resistência de Fabiano a ficar na fazenda, "pedindo a Deus um milagre", é quebrada pela realidade durada seca, evidenciada pelo despovoamento da fazenda.
Vamos aos dados/resoluções:
A alternativa A) não corresponde com o espaço representado no texto pois no primeiro texto, a chuva não vem por isso recorrem à ajuda divina, e no texto 2 eles pensam em pedir ajuda a Nhinhinha, porém ela não ajuda, logo não possuem relação.
A alternativa b) também está incorreta pois a religiosidade de ambos os textos está empregue e se desenvolve de formas opostas.
A alternativa c) é correta pois Fabiano pede ajuda a Deus, e o uso do "mas" frisa a quebra sugerida, que seria a impossibilidade da ajuda de Deus.
A alternativa d) faz referência ao milagre que apenas ocorre no texto 2, sendo assim incorreta.
A alternativa e) não há intervenção divina para a solução de ambos, logo, incorreta.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)