TEXTO 1: SAGA CREPÚSCULO: TUDO PARA SER UM SUCESSO
A história de Crepúsculo é sobre Bella Swan, uma adolescente que nunca se deu bem com as outras garotas e, depois que a mãe se casa novam ente, se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade de Forks para viver com o pai. Lá, ela começa a viver um romance com o misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros. Assim como os outros de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros vampiros por não beberem sangue humano. Apesar do que sentem um pelo outro, Bella e Edward tentam se afastar, para que ele não ceda ao desejo de beber o sangue dela. Mas as coisas começam a piorar para os dois quando um grupo de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella.
Crepúsculo é o mais recente fenômeno entre a garotada. Tendo custado US$ 37 milhões, rendeu mais de US$ 145 milhões ao redor do planeta em duas semanas nos cinemas. O filme reúne elementos que atraem em cheio os espectadores mais jovens: romance e fantasia, além de toques de suspense. Um romance adolescente – já complicado por definição - que ganha toques de dramaticidade por conta dele ser um vampiro. Edward é mais ou menos tudo que uma garota sonha (num mundo fantasioso, evidentemente): lindo, protege Bella e ainda tem superpoderes. Deve ser por isso que ele é capaz de arrancar suspiros não somente da protagonista, mas da platéia feminina também.
O conflito é transformado em tensão, sofrimento, dor e tudo isso que o amor provoca, mesmo nos seres humanos normais que não brilham como diamantes sob o sol como os vampiros.. As cenas nas quais Edward mostra toda a sua força e velocidade típicas de sua espécie são impressionantes, principalmente quando ele praticamente flutua pelas paisagens geladas das florestas que circundam a cidade de Forks A fotografia gelada, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a história precisa. Mas algo incomoda em Crepúsculo: a trilha sonora.
Essa já cansativa mania dos produtores de Hollywood de utilizarem a música exageradamente para sublinhar sentimentos e momentos de tensão. O final do longa é aberto, evidentemente, já pedindo uma continuação e atiçando o espectador que volte aos cinemas em 2010. Enfim, Crepúsculo é o tipo de filme a ser recomendado aos espectadores adolescentes que embarcam em sua viagem.
(Joana Vieira Silva – 1º ano, 17 anos, MG.)
1 Esse gênero textual recebe o nome de resenha crítica . Assinale a opção que melhor traduz a finalidade desse gênero discursivo. * *
4 pontos
a) Informar o público sobre o lançamento do filme.
B) Oferecer informações a respeito do filme para diversão dos leitores.
c) Relatar experiências pessoais por ter assistido ao filme.
d) Apresentar um resumo do filme, mas também uma análise crítica – aspectos positivos e/ ou negativos.
2) A autora do texto se coloca a favor ou contra ao filme que ela está analisando? Justifique. *
4 pontos
Faz uma avaliação positiva do filme, portanto se coloca a favor.
Faz uma avaliação negativa do filme, portanto se coloca contra.
3) O trecho que revela a opinião da autora da resenha é: *
4 pontos
a) “A história de Crepúsculo é sobre Bella Swan.”
b) “Bella e Edward tentam se afastar...”
c) “.. um grupo de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella.”
D) "As cenas nas quais Edward mostra toda a sua força e velocidade típicas de sua espécie são impressionantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!!!!
Vamos lá:
1) letra d)
2) Na maior parte da critica, ela se põe a favor do filme, até mesmo quando reclama de sua trilha sonora.
3) letra c)
Espero ter ajudado!!!!!!
=)
A resenha crítica é um gênero textual que tem como objetivo comunicativo apresentar uma obra ao público e analisá-la, mostrando os pontos positivos e negativos dela. Na resenha em questão, por exemplo, a autora faz uma avaliação positiva do filme. Essa avaliação positiva pode ser identificada, por exemplo, por meio do uso de adjetivos, como “impressionante”.
Vamos aprofundar a discussão sobre cada uma de suas perguntas :)
Objetivos de uma resenha crítica
Para responder à primeira pergunta, você precisa saber qual é a finalidade da resenha crítica. Esse gênero textual visa apresentar e avaliar uma obra. Assim, o resenhista deve resumir o conteúdo da produção analisada e se posicionar em relação a ela, o que está registrado na letra D.
As alternativas A e B apresentam informações limitadas: apesar de as resenhas poderem trazer informações sobre o filme e sobre o lançamento deste, apenas esses dados não caracterizam o gênero textual estudado. A alternativa C dá ênfase às experiências do resenhista, finalidade que se assemelha mais ao gênero relato pessoal.
Identificação do posicionamento do/a autor/a do texto
Na segunda pergunta, é solicitado que você interprete o texto e indique o posicionamento da autora da resenha. Para entender qual é a opinião emitida em um texto, é importante avaliar as escolhas de linguagem de quem escreveu.
Você pode observar quais informações o resenhista privilegia, como mencionar o sucesso de bilheteria, a identificação do público-alvo com as personagens. Note que a única crítica negativa ao filme foi colocada pontualmente no final do texto, e não foi desenvolvida ou aprofundada.
Na terceira pergunta, você precisa diferenciar a exposição de informações da apresentação do posicionamento da resenhista. A presença de adjetivos, por exemplo, serve para sinalizar o posicionamento do/a autor/a.
Você pode notar que, nas alternativas A, B e C, são apresentadas informações sobre a obra, sem nenhum marcador de opinião. Já na letra D, há o adjetivo “impressionante”, caracterizando cenas do filme. Essa adjetivação serve para sinalizar o posicionamento da pessoa que escreveu o texto.
Espero ter ajudado =)
Para saber mais sobre resenha crítica, confira: https://brainly.com.br/tarefa/20719167