Português, perguntado por erickoliveira2225, 5 meses atrás

Texto-1 PRODUTO DA CULTURA DO CANCELAMENTO, CENSURA A MONTEIRO LOBATO É REJEIÇÃO À BRASILIDADE

Uma das principais expressões do tempo que vivemos, pautado pela dinâmica das redes, é a cultura do cancelamento. Ela tritura personalidades como se fossem participantes do reality show “O Aprendiz”, de Trump e Dória, “candidatos a vencedores” sujeitos a serem descartados de antemão. E vem daí o maior dos pecados desta prática contemporânea: antever que todos pensam as mesmas coisas o tempo inteiro e por toda a vida. Este preconceito é um paradoxo, pois está em completo desacordo com a própria perspectiva fluida da contemporaneidade, marcada justamente por não sermos os mesmos nem por dois dias seguidos.
Monteiro Lobato é vítima da cultura intolerante do cancelamento, espécie de ditadura do pensamento único adotado por grupos de “direita” e identitários de “esquerda”.


TEXTO 2-Após acusações de transfobia, J.K. Rowling assina carta contra a "cultura do cancelamento"
Autora da saga "Harry Potter" se uniu a outros 150 escritores que defendem o diálogo para a solução de problemas

150 escritores, ativistas e acadêmicos assinaram um texto contra a "cultura do cancelamento", presente com força nas redes sociais. A carta aberta, intitulada A Letter on Justice and Open Debate ("Uma Carta sobre Justiça e Debate Aberto", em tradução literal), foi publicada na revista Harper's.


Entre os apoiadores da ideia, estão as escritoras Margaret Atwood (O Conto da Aia) e J.K. Rowling, justamente em um momento em que a autora da saga Harry Potter vem sendo bombardeada na internet com acusações de transfobia por conta de suas declarações polêmicas.

O texto publicado defende que o silenciamento não pode derrotar ideias ruins, e propõe o diálogo como alternativa. De acordo com o grupo de escritores, o debate de ideias e a troca de informações têm sido barrados por pessoas intolerantes e até governos, como "uma moda de humilhação pública e ostracismo, e a tendência de dissolver questões políticas complexas com uma certeza moral", diz parte da carta aberta, que segue:


J.K. Rowling e a transfobia: entenda a polêmica com autora de "Harry Potter"


Autores deixam agência de J. K. Rowling após acusações de transfobia

J.K. Rowling
J.K. Rowling apaga agradecimento a Stephen King após ele apoiar mulheres trans

jk rowling
"Como escritores precisamos de uma cultura que nos dê espaço para experimentações, chances de tomar riscos e até cometer erros. Precisamos preservar a possibilidade de uma discordância de boa-fé, sem consequências profissionais terríveis". A íntegra da publicação, em inglês, pode ser lida aqui.

A última onda de críticas a Rowling teve início após um comentário no Twitter no início de junho. Ela compartilhou o artigo opinativo Creating a more equal post-COVID-19 world for people who menstruate ("Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam") com a irônica nota: "‘Pessoas que menstruam.’ Eu tenho certeza que costumava existir uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?" (em referência à palavra "women", mulheres, em inglês).

A ironia não foi gratuita, uma vez que, em seguida, a escritora fez questão de destacar sua visão sobre gênero, que não aceita mulheres trans como "verdadeiras mulheres". Rowling escreveu: "Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos discutirem significativamente suas vidas".


TEXTO 3- Gossip Girl e o retrato da cultura do cancelamento

A série já falava sobre linchamento virtual muito antes do cancelamento ser uma ameaça real
Você está assistindo a nova versão de Gossip Girl? A série estreou no começo de julho na HBO Max e já está dando o que falar. Mas que tal voltar um pouco no tempo e pensar em alguns pontos (bem) problemáticos da série original – no ar entre 2007 e 2012? Será que o comportamento de jovens brancos, héteros, cis, ricos, que abusam de seu privilégio e são tóxicos uns com os outros ainda é algo aceitável? Ou será que a GG previu toda a cultura do cancelamento?
Gossip Girl é uma série de TV que foi ao entre 2007 e 2012, adaptada dos livros da autora estadunidense Cecily von Ziegesar. Por mais que o termo ‘cultura do cancelamento’ só tenha surgido por volta de 2017, a série se baseava na constante ameaça de linchamento virtual impulsionado por uma blogueira misteriosa.


1-Com relação ao tema "cultura do cancelamento ", oq ha em comum entre os textos?
2. Nós textos 1,2,3 tratam de um mesmo tema ,mas eles apresentam a mesma abordagem? De que forma foi apresentado o tema em cada texto?
3. A cultura do cancelamento é uma discussão atual, no entanto, ela tem resgatado reflexões sobre a literatura de séculos passados, a exemplo da obra de monteiro lobato. Considerando o texto 1 ei texto 2, na sua opinião, ambos os autores podem ser criticados ao ponto de serem " cancelados".?

Soluções para a tarefa

Respondido por cricri269
1

Resposta:

Uma das principais expressões do tempo que vivemos, pautado pela dinâmica das redes, é a cultura do cancelamento. ... Monteiro Lobato é vítima da cultura intolerante do cancelamento, espécie de ditadura do pensamento único adotado por grupos de “direita” e indenitários de “esquerda”.

Explicação:


wiktorianogueira: Cadê a resposta??
ppsousa428: Também preciso. dou 15 pontos
Perguntas interessantes