Texto 1
Possenti (1996), ao tecer reflexões críticas sobre a gramática e suas discussões em torno do ensino-aprendizagem da língua, afirma que se trata de um conjunto de regras que pode ser pensado por meio de uma variedade de manuais disponíveis com o mesmo objetivo de compreender a língua, mas a partir de posicionamentos teóricos diferentes. Dentre esse conjunto de manuais há, por exemplo, a gramática normativa tradicional que apresenta a língua pela via dicotômica do certo e do errado e a descritiva que descreve o uso da língua pelo falante, a partir de uma regularidade e organização estrutural.
Texto 2
Leia o excerto da música “Comida”.
[...]
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
[...]
COMIDA. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2021.
Referência:
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A partir gramática normativa tradicional e a descritiva, considere o termo “a gente” no texto 2 e analise as assertivas a seguir.
I. Pela gramática normativa tradicional, o termo “a gente” é errado porque desobedece e substitui a terceira pessoa do plural “nós”, pois deveria ser “nós não queremos só comida”.
II. Pela gramática normativa tradicional, o termo “a gente” é também considerado correto porque ela aceita tanto o termo “a gente” quanto o “nós” para se referir à terceira pessoa do plural.
III. Pela gramática descritiva, o termo “a gente” já é considerado uma regularidade, pois é usado pela maioria dos falantes, inclusive os que dominam a norma culta.
IV. Pela gramática descritiva, o termo “a gente” é considerado uma irregularidade, pois afronta a hegemonia dos eruditos da Grécia antiga e incentiva as mudanças linguísticas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: I e III
Explicação:
A gramática normativa tradicional prescreve o que seria correto na normativa da língua, ou seja, é imutável; não podendo haver o uso de empregos que não estão presentes na norma culta. Como "a gente", usaríamos a terceira pessoa "nós".
Já na descritiva, há a adaptação de adeptos que melhor se caracterizem na fala e escrita, não possuindo esse característica reguladora como a normativa, sendo passível a análise e as possibilidades combinatórios, podendo o uso de "a gente".
Em relação a gramática normativa tradicional e a descritiva, podemos ver que a alternativa 3 é a correta.
A gramática normativa tradicional considera o termo "a gente" como errado porque desobedece e substitui a terceira pessoa do plural “nós”, pois deveria ser “nós não queremos só comida”.
Já pela gramática descritiva, o termo “a gente” já é considerado uma regularidade, pois é usado pela maioria dos falantes, inclusive os que dominam a norma culta.
Essas duas afirmações sendo corretas fazem as assertivas I e III serem as corretas.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23510474
III, apenas.