Filosofia, perguntado por pereiraguilherme2527, 8 meses atrás

Texto 1



Pólis e razão



A pólis foi uma nova forma de organização social e política desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.C. Nela, eram os cidadãos que dirigiam os destinos da cidade. Como criação dos cidadãos, e não dos deuses, a pólis estava organizada e podia ser explicada de forma racional, isto é, de acordo com a razão.



VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2002, pp. 34-36.


Texto 2



Debate em praça pública



A prática constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos especialmente em Atenas — contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se tornasse, com o tempo, o modo adotado para refletir sobre todas as coisas, não só as questões políticas. Por isso, para Vernant, a razão grega é filha da pólis, e o nascimento da filosofia relaciona-se de maneira direta com o universo espiritual que assim surgiu:



O que implica o sistema da pólis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...] A palavra não é mais o termo ritual, a fórmula justa, mas o debate contraditório, a discussão, a argumentação [...]. A arte política é essencialmente exercício da linguagem; e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, através de sua função política. [...]



Uma segunda característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. [...] A cultura grega constitui-se, dando a um círculo sempre mais amplo - finalmente ao demos [povo] todo - o acesso ao mundo espiritual, reservado no início a uma aristocracia.



Tornando-se elementos de uma cultura comum, os conhecimentos, os valores, as técnicas mentais são levadas à praça pública, sujeitos à crítica e à controvérsia. [...] Doravante, a discussão, a argumentação, a polêmica tornam-se as regras do jogo intelectual, assim como do jogo político. Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida pública; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos.



COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 169.


Seguindo a reflexão sobre os textos acima, podemos afirmar que “A Filosofia é filha da cidade”. Qual alternativa explica essa afirmação:

Sendo a filosofia basicamente o uso público e livre da palavra, foi na cidade que ela encontrou o lugar propício para florescer.

A filosofia é parte da palavra que ajudou no desenvolvimento da economia, fazendo surgir, daí, a cidade.

A filosofia conseguiu banir da cidade a linguagem mítica e teve, nesse processo, o poder da força como instrumento de conquista da cidade.

A filosofia aliou-se ao poder espiritual das tradições antigas para fundar a vida em sociedade política.

Sendo a filosofia basicamente um discurso privado e hermético, fez florescer a cidade como lugar acordos pacíficos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosdiogobarros
6

Resposta:

Explicação:

Seguindo a reflexão sobre os textos acima, podemos afirmar que “A Filosofia é filha da cidade”. Qual alternativa explica essa afirmação:

Sendo a filosofia basicamente o uso público e livre da palavra, foi na cidade que ela encontrou o lugar propício para florescer.

A filosofia é parte da palavra que ajudou no desenvolvimento da economia, fazendo surgir, daí, a cidade.

A filosofia conseguiu banir da cidade a linguagem mítica e teve, nesse processo, o poder da força como instrumento de conquista da cidade.

A filosofia aliou-se ao poder espiritual das tradições antigas para fundar a vida em sociedade política.

Sendo a filosofia basicamente um discurso privado e hermético, fez florescer a cidade como lugar acordos pacíficos.

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