TEXTO 1 “Para Rousseau, o soberano é o povo, entendido como vontade geral, pessoa moral coletiva livre e corpo político de cidadãos. Os indivíduos, pelo contrato, criaram-se a si mesmos como povo e é a este que transferem os direitos naturais para que sejam transformados em direitos civis. Assim sendo, o governante não é o soberano, mas o representante da soberania popular. Os indivíduos aceitam perder a liberdade natural pela liberdade civil, isto é, a cidadania e, com ela, o direito civil à propriedade de bens. Enquanto criam a soberania e nela se fazem representar, são cidadãos. Enquanto se submetem às leis e à autoridade do governante que os representa, chamam-se súditos. São, pois, cidadãos do Estado e súditos das leis.” (CHAUÍ, 2012, p.466) TEXTO 2 Análise: uma nova forma de atuação política e seus desafios. Rafael Alcadipani, Fernando Luiz Abrucio e Marco Antonio Teixeira Jornal Estado de São Paulo - 18 junho 2013 A Constituição de 1988 trouxe avanços com relação à democracia participativa, com a possibilidade de convocação de referendos e plebiscitos, além do envio de projetos de leis de iniciativa popular. Este modelo institucional é uma conquista da sociedade brasileira. Porém, efetivamente, pouquíssimas são as iniciativas populares que vingaram, como ocorreu recentemente com a Lei da Ficha Limpa. Em matéria de plebiscito e referendo nacionais, desde 1988 foram realizados apenas dois. O mundo de hoje contém um paradoxo: há incentivos para a desmobilização dos indivíduos frente à esfera pública, sobretudo por causa do avanço da lógica do consumismo hedonista, mas também as pessoas conversam cada vez mais entre si pelas redes sociais. É preciso, portanto, aproveitar este vetor positivo de participação, principalmente com relação aos mais jovens. Em um mundo em que a tecnologia permite conexões espontâneas e rápidas, onde a notícia navega em altíssima velocidade, onde as opiniões são facilmente disseminadas, o Movimento Passe Livre nos mostra que precisamos, urgentemente, pensar em formas alternativas de permitir a manifestação dos cidadãos sobre as políticas públicas. Criar novos campos participativos é fundamental para reduzir a distância entre os governos e as demandas sociais. Mas as manifestações devem enfrentar um grande desafio: como coadunar sua lógica das ruas com a necessária atuação nas instituições ditas tradicionais. No caso do Movimento Passe livre, sua vitória ocorrerá se ele conseguir abrir canais de comunicação com os Poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de governo. Uma ideia nesta linha seria a criação, em São Paulo, de um Fórum sobre a Mobilidade Urbana, no qual pudessem participar vários atores políticos e sociais, e que tivesse um prazo para produzir debates, negociações e propostas. Ao final, este processo seria transformado em leis e decisões governamentais. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2016. Analise o homem e suas relações sociais a partir da atuação política e relacione a participação política no Brasil relatada no texto 2 com as ideias de Rousseau, contidas no texto 1.
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Boa tarde!
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Partindo de uma perspectiva social, notamos que o pensamento de Rousseau partia da concepção de que a natureza humana é boa, sendo a sociedade o principal fator de seu corrompimento.
Deste modo, podemos traçar uma linha de pensamento com a atual política do Brasil, onde a corrupção chegou em um nível alarmante, e, o sistema em si se desenvolve baseado nas diferentes formas de corrupção, onde políticos acabam entrando para esse sistema vigente e se corrompendo.
Por isso, segundo o pensador, a bondade natural do homem seria então, destruída e corrompida pela civilização. por isso, se faz necessário, uma redução do poder do Estado soberano sobre os cidadãos livres, fazendo valer a participação da população em uma sociedade democrática.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Partindo de uma perspectiva social, notamos que o pensamento de Rousseau partia da concepção de que a natureza humana é boa, sendo a sociedade o principal fator de seu corrompimento.
Deste modo, podemos traçar uma linha de pensamento com a atual política do Brasil, onde a corrupção chegou em um nível alarmante, e, o sistema em si se desenvolve baseado nas diferentes formas de corrupção, onde políticos acabam entrando para esse sistema vigente e se corrompendo.
Por isso, segundo o pensador, a bondade natural do homem seria então, destruída e corrompida pela civilização. por isso, se faz necessário, uma redução do poder do Estado soberano sobre os cidadãos livres, fazendo valer a participação da população em uma sociedade democrática.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
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