Texto 1
Para a realização de um projeto, uma vez definida a situação-problema e os objetivos, os participantes precisam ter acesso a determinados conhecimentos teóricos, precisam fazer leituras das referências bibliográficas listadas, talvez construir ferramentas, construir protótipos etc. Estas seriam ótimas oportunidades para uma orientação coletiva: as práticas de leitura e interpretação de textos com os professores de Línguas, a aprendizagem de consulta a bibliotecas, a banco de dados, a portais de buscas pela Internet, com instrutores adequados, a prática de redação técnica; a aprendizagem do uso de ferramentas em oficinas, com professores de técnicas e tecnologias diversas etc.
VENTURA, Paulo Cezar Santos. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação & Tecnologia, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2019 (adaptado).
Texto 2
Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Uma escola de São Paulo, desde então, passou a realizar um projeto em que os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.
Disponível em: (adaptado). Acesso em 18 dez. 2019.
Tendo como base as informações apresentadas nos textos, analise as afirmações a seguir:
I- Trabalhar de forma interdisciplinar significa negar e/ou anular as especialidades de cada disciplina.
II- Os projetos possuem uma dimensão interdisciplinar, por isso, ao propor e executar um projeto o professor precisa ter competência para a abordagem dos mais diversos conceitos e conteúdo das diferentes áreas do conhecimento.
III- Os projetos são, por natureza, interdisciplinares, já que interligam conteúdos e conceitos de diferentes áreas.
IV- A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos requerem parceria, relação entre teoria e prática e articulação entre conteúdos de ensino e realidade.
V- A responsabilidade pela aprendizagem do aluno é de todos os professores e, por isso, as práticas orientadas por projetos de dimensão interdisciplinar, favorecem o espírito de responsabilidade coletiva sobre a formação do estudante.
Escolha uma:
Escolha uma:
a. I, II, IV e V
b. III, IV e V
c. I, II, III e IV
d. I, II e IV
e. I, II, III, IV e V
Soluções para a tarefa
Resposta:
III, IV e V
Explicação:
Gabarito: é correto apenas o que se afirmar nas frases III, IV e V. Como pode ser observado nos textos indicados e nos capítulos 2 e 3 do livro da disciplina, a afirmativa I está incorreta porque é contrária ao que propõe a interdisciplinaridade. Segundo Japiassu (1976, p. 74), trabalhar de forma interdisciplinar não é negar ou anular as especialidades das disciplinas, pois a “interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa”.os projetos possuem uma dimensão interdisciplinar e o professor precisa ter competência para uma boa orientação para a condução das propostas de ensino e aprendizagem nessa metodologia. Segundo Ventura (2011, s/p). “[...] os projetos devem ter uma dimensão interdisciplinar: um professor não precisaria reunir todas as competências necessárias para a realização dos projetos, mas competência para uma boa orientação. E quanto mais professores em condição de orientação, mais facilitados seriam os trabalhos e melhores os resultados”. Tal aspecto, indica que a afirmativa II está incorreta e a afirmativa III é verdadeira. A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos requerem parceria, relação entre teoria e prática e articulação entre conteúdos de ensino e realidade. A responsabilidade pela aprendizagem do aluno é de todos os professores e, por isso, as práticas orientadas por projetos de dimensão interdisciplinar, favorecem o espírito de responsabilidade coletiva sobre a formação do estudante. Como pode ser observado no livro da disciplina (p. 30) “a prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação, meios e fins, tempo e espaço, professor e aluno, reflexão e ação, entre muitos dos múltiplos fatores interagentes do processo pedagógico”. Essas indicações, confirmam, a veracidade das afirmativas IV e V.
Resposta:
III, IV e V
Explicação:
Como pode ser observado nos textos indicados e nos capítulos 2 e 3 do livro da disciplina, a afirmativa I está incorreta porque é contrária ao que propõe a interdisciplinaridade. Segundo Japiassu (1976, p. 74), trabalhar de forma interdisciplinar não é negar ou anular as especialidades das disciplinas, pois a “interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa”.
Os projetos possuem uma dimensão interdisciplinar e o professor precisa ter competência para uma boa orientação para a condução das propostas de ensino e aprendizagem nessa metodologia. Segundo Ventura (2011, s/p). “[...] os projetos devem ter uma dimensão interdisciplinar: um professor não precisaria reunir todas as competências necessárias para a realização dos projetos, mas competência para uma boa orientação. E quanto mais professores em condição de orientação, mais facilitados seriam os trabalhos e melhores os resultados”. Tal aspecto, indica que a afirmativa II está incorreta e a afirmativa III é verdadeira. A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos requerem parceria, relação entre teoria e prática e articulação entre conteúdos de ensino e realidade.
A responsabilidade pela aprendizagem do aluno é de todos os professores e, por isso, as práticas orientadas por projetos de dimensão interdisciplinar, favorecem o espírito de responsabilidade coletiva sobre a formação do estudante. Como pode ser observado no livro da disciplina (p. 30) “a prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação, meios e fins, tempo e espaço, professor e aluno, reflexão e ação, entre muitos dos múltiplos fatores interagentes do processo pedagógico”. Essas indicações, confirmam, a veracidade das afirmativas IV e V.
Espero ter ajudado!
Bons Estudos!