História, perguntado por isasantos05, 8 meses atrás

Texto 1- ”Os PERSAS fazem parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade, civilização persa. A Pérsia se localizava ao Leste da Mesopotâmia, hoje Irã.O Império Persa estendeu-se por 5 milhões de km, do Mediterrâneo á India. Apesar da pobreza do seu solo, planalto iraniano recebeu através dos persas importante destaque, tornando- se o maior império da Antiguidade. Dentre as suas conquistas, destacamos: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as Regiões gregas da Ásia Menor. Todos os povos conquistados tinham de pagar o imposto, mas não eram obrigados a deixar de lado os seus costumes ou a sua língua.

A expansão da Pérsia somente foi nopossível graça ao empreendedorismo dos imperadores que estiveram no seu poder. Quem deu início ao Império Persa foi Ciro, o Grande (560 a.C – 529 a.C). Com o objetivo de obter riquezas e de resolver problemas causados pelo aumento da população e pela baixa produção agrícola local, Ciro, o grande, deu início ao expansionismo persa. Em pouco tempo se tornou o maior Imperador do Oriente Antigo. Porém, o desenvolvimento da civilização se deve, principalmente a Dário, o Grande. Este foi o responsável por grandes construções, principalmente da Estrada Real, cujo objetivo era manter a hegemonia dos povos conquistados. Seguiu-se a Dário, seu filho Xerxes I que empreendeu novamente a tentativa de invadir e dominar a Grécia e vingara morte de seu pai. Era preciso organizar a população que havia sido conquistada. Assim, a reforma administrativa, realizada no governo de Dario deu origem às satrapias, províncias governadas pelos sátrapas.

Esse Império não tinha capital fixa, o rei se deslocava com sua corte e guarda pessoal para cidades como Susa, Babilônia, Ecbatana, Persépolis e Psárgada. Com receio de perder a sua soberania, o Rei tinha importantes auditores chamados de “olhos e ouvidos do rei” pessoas de confiança do imperador encarregadas de vigiar os sátrapas. Os persas viviam da agropecuária, da mineração, do artesanato e dos impostos. A construção da estrada Real, com seus 2,7mil km, propiciou o desenvolvimento do comércio. A navegação fluvial e marítima foi impulsionada, para atravessar os rios, o governo mantinha balsas para ligar e aproximar o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo. Nesta altura, foi criada a moeda designada por dárico. O desenvolvimento das vias de transporte facilitou muito a comunicação, favorecendo o contato comercial e cultural entre os povos sob o domínio dos persas. Foi incentivado o uso do dárico, o alfabeto fenício, a vida urbana, as técnicas agrícolas e metalúrgicas, os processos de irrigação e o sistema sexagesimal, criado pelos sumérios. Por toda essa estrada passavam as caravanas dos mercadores, os exércitos e era por ela que iam os responsáveis por enviar a comunicação do império. O Zoroastrismo, religião praticada por todos os persas, admitiam a vida após a morte como os egípcios e também acreditavam na vinda ou na chegada de um Messias, um salvador quem libertaria todos os justos como assim falavam e acreditavam os hebreus, é uma religião dualista, ou seja, nela existe a entidade que representa o bem e a entidade que representa todo o mal. O bem era representado por Ormuz e o mal em Arimã. Os persas acreditavam que o fim dos tempos se daria quando Ormuz e Arimã se enfrentassem. Neste dia, seria o dia do juízo final e todos os homens seriam julgados pelos pecados cometidos durante a vida.” (VICENTINO,CLAUDIO. História Interada vol.I) Sobre o texto responda as questões 1 ao 6:

Questão 1-Identifique como foi o processo de ocupação e povoamento dos persas junto ao planalto do IRÃ.

Questão 2- Comente como foi o governo de seus principais REIS.

Questão 3- Defina o que são SATRAPIAS e SÁTRAPAS.

Questão 4-Explique a frase: ”São os olhos e os ouvidos do rei”.

Questão 4- Apresente as características da religião dos persas e em seguida aponte as suas semelhanças com egípcios e hebreus.

Questão 5-Como o imperador persa conseguia governar povos de línguas e culturas tão diferentes?

Questão 6- Desobedecer á lei emanada do soberano significava ofender a própria divindade. Ao morrer Dário deixou escrito:” Amei a justiça e detestei a mentira. Não quis fazer injustiça á viúva e ao órfão. Puni o desonesto, recompensei aquele que cultiva os campos.” Explique com suas palavras e com se livro o sentido dessa frase.


Só responde se souber, é urgente, por favor!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por polaka2005
10

Resposta:

2. O rei mais importante foi Dario o grande, 550 a 480 ac. Que alcançou o máximo do reinado persa. Também tem Ciro o grande, que começou. Dário 3 perdeu de Alexandre o grande

3. ⊙ ETIM gr. satrápēs,ou 'governador de província na antiga Pérsia', pelo lat. satrăpes,ae

4. Cada satrapia era governada por um sátrapa, que era nomeado pelo rei. Para evitar a corrupção, o Rei dos Reis (xá) possuía uma rede de espiões que foi chamada de "os olhos e ouvidos do rei".

5. Na antiguidade quando uma Nação subjugava a outra geralmente matavam os reis vencidos e os seus colaboradores mais chegados (no dito popular de hoje, o 1º escalão), para que posteriormente não se iniciasse uma rebelião. A Nação vencida era anexada e os políticos de menor importância eram feitos colaboradores e o povo, em sua maior parte eram feitos escravos. O Rei vencedor escolhia um desses colaboradores para dirigir a Nação vencida e ensinava a língua dos vencedores aos vencidos. Em alguns casos, após os vencidos aprenderem a língua dos vencedores, falar em sua língua de origem após esse aprendizado poderia ser punido com a morte, pois entendia-se que se um vencido "teimava" em ficar sempre falando em sua própria língua poderia estar tramando uma revolta.

Explicação:


isasantos05: muuuuuito obrigada!!!!!!!
Perguntas interessantes