Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

TEXTO 1

Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016. Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas. (Disponível em: . Acesso em: 11/09/2018 (adaptado)).

TEXTO 2

Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.

A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.

As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.

A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.

É correto apenas o que se afirma em:

II e III. / I. /II e IV. / I e IV. / III. esta(ão) correta(s)

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
18

II e IV.

Podemos citar três casos;

O da Venezuela;

O da Síria e o do México.

A solução para o fim dos conflitos deve ser organizada a partir de ações políticas para a busca pelo término da guerra, ou seja, mesmo em seu declínio, será de grande importância investimentos em setores básicos:

Como saúde, educação, proteção as vítimas, sendo esse o verdadeiro caminho para a paz.

Além disso, é importante que as potências mundiais promovam medidas que auxiliem no término da guerra e não contribuam com a venda de armas e suprimento, para que os recursos fiquem escassos e soluções políticas venham a ser colocadas em pauta.

Respondido por nicollanabelle
8

Resposta:

No caso podemos afirmar que a resposta certa é:  III.

Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a como se dá os diversos aspectos relacionados as questões migratórias no mundo.

Importante notar que a migração se dá principalmente tendo em vista os conflitos em várias partes do mundo.

Assim, veja que as correntes migratórias se dão no sentido dos países mais conflitosos para os melhores economicamente.

Logo, é necessárias políticas públicas para a resolução de tais conflitos.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21371660#readmore

Explicação:

Perguntas interessantes