Texto 1 – Olympe de Gouges, 1791 O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais imprescindíveis da mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e especialmente a resistência à opressão. Texto 2 – Lei Maria da Penha, 2006 Toda mulher, independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. 1) O que há em comum nesses textos? 2) Redija um comentário sobre o contexto em que esses textos foram escritos, as articulações que podem ser estabelecidas, tendo como referência o mundo em que vivemos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
81
1) A garantia de Direitos Humanos. Esse é o ponto em comum que existe em cada um dos textos apresentados.
Partindo deste ponto de vista, vale destacar que a Constituição Federal brasileira (de 1988) traz todos esses direitos, que são válidos de forma igual - igualdade formal - para homens e mulheres.
2) Basicamente, os textos foram escritos em um contexto de luta contra os abusos e opressões sofridos por algumas parcelas da população. Nesse sentido, podemos compreender que a população mais pobre a as mulheres foram grandes alvos de injustiças e opressões em tempos passados.
Se tem alguém capaz de lograr êxito, esse alguém é você!
Perguntas interessantes