texto 1
O processo profissionalizante não pode ser visto como primazia da prática, nem da teoria, por conta da adequada formação da competência. O questionamento reconstrutivo coloca-se como desafio tanto maior, implicando o saber pensar para o saber fazer, ou o aprender a aprender. O mero fazer deve ser substituído pelo saber fazer e sobretudo pela capacidade de sempre refazer. Assim, o mero pensar precisa ser substituído pelo saber pensar e, sobretudo, pelo aprender a aprender (DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa - 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015).
Texto 2
Hoje em dia, admite-se cada vez mais que, como indica a já citada frase de Pascal, o conhecimento das partes depende do conhecimento do todo, como o conhecimento do todo depende do conhecimento das partes. Por isso, em várias frentes do conhecimento, nasce uma concepção sistêmica, onde o todo não é redutível às partes (MORIN, Edgar. Cabeça bem-feita: repensar a reforma e reformar o pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p.88).
Texto 3
Todo conhecimento traz consigo uma consequência. Ele envolve a nossa liberdade e responsabilidade em face da reflexão, da ação e do discurso, expressando o que se vive. Todos os nossos atos implicam uma ação prática e teórica. Portanto, é preciso aprender a refletir com profundidade, com crítica ou, ao menos, de forma lógica na busca do conhecimento. O saber adquirido e desvendado precisa ser colocado em movimento e ação. A ação envolve a dinâmica do fazer , seja ideal , seja real , ante os recursos teóricos e materiais disponíveis, ou seja , ela engloba o movimento e ação de fazer a vida, do pensamento, do sentimento , do trabalho e da cultura (WEBER, Otávio José. Educação, Ética e Trabalho- Curitiba: Intersaberes, 2013 ( Série Temas Sociais Contemporâneos,p.33).
A observação pode ser uma das formas mais difíceis de pesquisa quando aplicamos no contexto social onde vivemos. Temos o hábito de, algumas vezes, aceitar o que nos cerca sem questionar, isto quer dizer que, algumas situações tornam-se invisíveis para o pesquisador. Os textos acima alertam para a leitura e observação do mundo atual, no que diz respeito à profissionalização, ao conhecimento e à ética.
Leia os três textos, e com base nesta leitura, explique a importância de cada um desses pontos abaixo para uma pesquisa de observação.
a. Quais os caminhos para a profissionalização do pesquisador? (30 %)
b. Como o pesquisador deve lidar com o conhecimento e suas implicações na sociedade? (35%)
c. Com que qualidades e valores o pesquisador deve observar o fenômeno da pesquisa na sociedade? (35%)
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a) A profissionalização do pesquisador ocorre de forma gradual, a partir de atualização e especialização recorrente, para que se torne destaque em sua área de trabalho e conhecimento.
b) O pesquisador deve ser capaz de buscar constantemente o conhecimento, e quanto certificado, poder aplicar na sociedade, no sentido de proporcionar uma maior qualidade de vida aos individuos.
c) A pesquisa deve ser vista como um investimento para o pesquisador, assim como o Estado.
Perguntas interessantes