Pedagogia, perguntado por gustavovinicius100, 2 meses atrás

Texto 1

O indivíduo epistêmico forma-se pela sua própria ação. Ele interage sobre o meio objetivando alcançar suas necessidades. Essa atividade transforma o meio no qual ele vive. Ao modificar esse meio, o sujeito é confrontado com as resistências do meio.

Texto 2

Se modificar o professor envolve modificar a pessoa que é, então não precisamos saber como as pessoas se modificam. Somos como uma ilha; nos desenvolvemos em isolamento. Mas isso não impede que o nosso desenvolvimento se dê através de nossas relações, em especial aquelas que estabelecemos com pessoas importantes para nós. Essas pessoas agem como uma espécie de espelho para nossos “eus” em desenvolvimento. Se em nossos locais de trabalho há pessoas que são importantes para nós e estão entre aquelas por quem temos consideração, eles terão uma enorme capacidade para, positiva ou negativamente, influenciar a espécie de pessoas e, por conseguinte, a espécie de professores que nos tornamos.

A- Os textos 1 e 2 são verdadeiros, o texto 2 complementa o raciocínio do texto 1.
B- O texto 1 é verdadeiro, o texto 2 é falso.
C- O texto 1 é falso e o texto 2 é verdadeiro.
D- Os textos 1 e 2 são verdadeiros, mas não possuem relação entre eles.

Soluções para a tarefa

Respondido por educadorsarara
1

Resposta:

Os textos 1 e 2 são verdadeiros, o texto 2 complementa o raciocínio do texto 1.

Explicação:

O indivíduo epistêmico forma meio se pela sua própria ação. Ele interage sobre o objetivando alcançar suas necessidades. Essa atividade transforma o meio no qual ele vive. Ao modificar esse meio, o sujeito é confrontado com as resistências do meio. (BECKER, 2003, p. 35). Fullan e Hargreaves afirmam acerca da transformação do professor: Se modificar o professor envolve modificar a pessoa que é, precisamos saber como as pessoas se modificam. Nenhum de nós é uma ilha; não nos desenvolvemos em isolamento. Nosso desenvolvimento dánossas relações, em especial aquelas que estabe se através de lecemos com pessoas importantes para nós. Essas pessoas agem como uma espécie de espelho para nossos “eus” em desenvolvimento. Se em nossos locais de trabalho há pessoas que são importantes para nós e estão entre aquelas por quem temos consideração, eles t erão uma enorme capacidade para positiva ou negativamente, influenciar a espécie de pessoas e, por conseguinte, a espécie de professores que nos tornamos. (FULLAN, 2003, apud SOUZA, 2017, p. 495). Transformar de modo epistemológico referese ao romper açõ es que imobilizam. As ações são decisivas, porquanto transforma o sujeito, o mundo, o meio no qual ele vive. O ato de planejar é uma ação importante às intenções de cada sala de aula, de cada escola e de cada comunidade escolar envolvida.

Perguntas interessantes