História, perguntado por TheLittleWolf, 7 meses atrás

Texto 1

Nos fins, porém, do Século das Luzes, já aquele mesmo espírito que tão precocemente desabrochara nos entreveros com os flamengos, agora alicerçados por um conteúdo ideológico que a Filosofia da Ilustração espalhara e tivera a sua concretização na Revolução de 1789 [...].

Texto 2

A vinda da família real trouxe gravames à vida pernambucana. Cresciam impostos. Acresce ainda mais ter assolado o Nordeste, no ano de 1816, uma intensa seca, fenômeno quase constante na vida da região. [...] O povo, o qual mais sentia peso da carestia da vida sob a forma do aumento do valor do seu principal produto de subsistência. [...]

Tendo como base os textos 1 e 2, é possível analisar que a Revolução Pernambucana de 1817 foi

A. a junção da situação precária da massa popular, que sofria com os altos impostos, e das idelas iluministas que circulavam no interior do Brasil.

B. uma insurreição de felções absolutistas, que não tinha como intuito instaurar um governo provisório e republicano em Pernambuco.

C. um movimento de caráter estritamente elitista, que estava insatisfeito com o aumento dos impostos e o elevado preço dos escravizados.

D. um levante influenciado pelas ideias iluministas e de caráter monárquico, que recebeu o apoio da Corte portuguesa.​

Soluções para a tarefa

Respondido por yujimoreira
1

Resposta: letra A

Explicação: fiz uma prova com a mesma questão e acertei.

Perguntas interessantes